Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Entidades ambientais promovem a recolha de rolhas de cortiça

Lipor | Porto Ambiente | Quercus | Essência do Ambiente

Restaurantes, hotéis, cafés e padarias estão a ser sensibilizados por uma equipa constituída por elementos da LIPOR, da Quercus e da Porto Ambiente para a recolha de rolhas de cortiça no âmbito do projeto “Rolha a Rolha Semeia a Recolha”.

Numa primeira fase, cerca de 150 estabelecimentos HORECA serão sensibilizados, na expectativa de, no final da campanha, se alcançar mais de mil clientes aderentes ao projeto.

OBJETIVOS DO PROJETO “ROLHA A ROLHA SEMEIA A RECOLHA”

A LIPOR e a Porto Ambiente estão a desenvolver um canal de recolha porta-a-porta nos clientes não residenciais – restaurantes, cafés, cantinas, entre outros – no Município do Porto para a recolha de rolhas de cortiça, em parceria com a Quercus, BA Vidro, Amorim, Extruplás.

O projeto, desenvolvido pela Quercus, a LIPOR e os seus Municípios Associados tem como objetivo incentivar a reciclagem da cortiça, contribuindo, ainda, para a reflorestação em Portugal, já que por cada 50 rolhas recolhidas, irá ser plantada uma árvore autóctone.

A criação deste novo canal de recolha de rolhas de cortiça no âmbito do Green Cork (projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e o Continente e que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas) irá permitir encaminhar as rolhas de cortiça para reciclagem.

Um excelente projeto que potencia a reciclagem da cortiça, contribui para a reflorestação em Portugal e permite aos estabelecimentos aderentes e aos respetivos clientes contribuírem para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do dióxido de carbono retido nas rolhas de cortiça, caminhando, cada vez mais, para o desenvolvimento da economia circular.