Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Ensinar economia circular a brincar? Sim, é possível

dia-crianca-cash-converters-economia-circular

No âmbito do Dia Mundial da Criança, a Cash Converters, líder em compra e venda em segunda mão, deixa algumas dicas para trocar a economia circular por “miúdos” e ensiná-la de forma lúdica e animada àqueles que serão os adultos responsáveis do futuro. O objetivo é mesmo passar valores de sustentabilidade e circularidade aos mais novos de forma divertida e simples.

“De pequenino é que se torce o pepino” o que, para a Cash Converters, é como quem diz “é de pequenino que se ensina a economia circular”. De acordo com a Cash Converters “a verdade é que este dito popular pode ter várias aplicações, nomeadamente no que toca a cultivar hábitos sustentáveis e conscientes de adulto. Essa é uma tarefa que não é fácil, mas há formas divertidas de o conseguir junto dos mais novos.”

DICAS PARA ENSINAR A ECONOMIA CIRCULAR ÀS CRIANÇAS

ENSINAR A ARTE DO “UPCYCLING”

O upcycling é a arte de reutilizar objetos de forma criativa, e através da qual é possível incentivar as crianças a transformar objetos antigos e que já não usam em algo novamente útil. Os exemplos de upcycling são variados e vão desde a criação de decorações divertidas a partir de embalagens vazias à transformação de roupas antigas em acessórios estilosos.

DINAMIZAR UMA CAÇA AO TESOURO DE SEGUNDA MÃO

Uma simples ida a lojas de segunda mão pode ser tornada numa caça ao tesouro onde os mais novos devem ser desafiados a explorar “os tesouros” dos artigos usados. Neste processo, deverá ser-lhes explicado como pode a compra em segunda mão reduzir os resíduos e promover uma economia circular, o que para os mais pequenos significa uma economia mais amiga do ambiente.

ORGANIZAR UMA FESTA DE TROCA DE BRINQUEDOS

Quem não gosta de uma festa? Os mais pequenos adoram e, por isso, organizar uma com amigos ou vizinhos onde as crianças troquem brinquedos, livros ou roupas que já não usam é uma forma divertida de os ensinar a partilhar, reutilizar e prolongar a vida dos produtos.

NOMEAR UM DETETIVE DAS LUZES

Com o objetivo de ensinar às crianças a importância de poupar energia, contribuindo deste modo para um futuro mais sustentável, os mais pequenos devem ser responsabilizados enquanto brincam. Uma forma divertida de o fazer é através de um jogo onde ficam responsáveis por procurar e apagar todas as luzes acesas em casa desnecessariamente.

DINAMIZAR O JOGO DA RECICLAGEM

Fazer da reciclagem um jogo com prémios onde as crianças devem fazer corresponder os produtos ao contentor de reciclagem correto vai torná-la divertida aos olhos dos mais novos. Para complementar esta atividade, pode ainda ser criado um minicentro de reciclagem em casa, com diferentes ecopontos para separar o papel, o plástico, o vidro e o metal.

A Cash Converters alerta, ainda, para a importância de não esquecer que cada atividade deve ser adaptada de acordo com a idade das crianças, tornando todas as aprendizagens divertidas e acessíveis. Quanto mais cedo estas compreenderem e praticarem os princípios da economia circular, maior serão as hipóteses de se tornarem adultos conscientes. Excelentes atividades que incutem desde cedo a responsabilidade ambiental nos mais pequenos, estes que são a geração do futuro.