Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Energias Alternativas – ENERGEST

José Guedes, CEO e Fundador da Energest – Engenharia e Sistemas de Energia, foi nosso convidado na rubrica Essência do Ambiente, no Porto Canal, onde tivemos a oportunidade de falar sobre a eficiência energética e as energias renováveis. Em destaque esteve a nova Central Termoelétrica a Biomassa que está a ser desenvolvida pela Energest, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão. Utilizando como combustível os resíduos provenientes da limpeza das florestas, minimizando o risco ambiental, esta central vai servir cerca de 2000 habitações, aumentando a eficiência energética da rede pública nas freguesias de Fradelos e Balazar.

A Energest é responsável pelo projeto, construção e instalação do sistema gerador de vapor, que inclui a Caldeira de Recuperação Aquatubular, com uma capacidade de produção de vapor de 27500 kg/h a 62 bar, e demais equipamentos tais como: Economizador, Multiciclone, Filtro de Mangas e Chaminé.  Com a capacidade de produção elétrica nominal de 14,7MW, este sistema será responsável por produzir 55 ton/h de vapor a 65 bar(a), à temperatura de 486ºC.

Possibilidade de programar a manutenção preventiva dos dois sistemas sem parar a totalidade da produção elétrica e, consequentemente, da venda de eletricidade à rede são as principais vantagens desta solução. Isto porque este equipamento permite dividir a potência necessária para a produção de energia elétrica em duas linhas de geração de queima e geração de vapor.

Por outro lado, se houver necessidade de intervir corretivamente obtém-se, ainda, uma eficiência ao nível da operacionalidade.

Um excelente exemplo que promove a eficiência energética, rumo a um mundo mais equilibrado. O setor energético é um pilar fundamental da economia nacional, quer do ponto de vista do cidadão quer do ponto de vista das empresas e só com medidas de mitigação concretas será possível garantir um futuro mais sustentável para todos.

A nossa rúbrica…

Não basta ter valor. É necessário comunicar valor. E o valor ambiental das marcas portuguesas é muito elevado, mas ainda muito pouco conhecido, por isso, ao longo dos próximos meses vamos dar palco e voz a projetos e práticas sustentáveis, contribuindo para a consciencialização e para a mudança comportamental.

Fiquem atentos!

[vc_btn title=”Restantes emissões” color=”success” link=”url:https%3A%2F%2Fessenciadoambiente.pt%2Fporto-canal%2F”]