Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Energest aposta na eficiência energética com projeto a Biomassa

energest-biomassa-essencia-ambiente

Com o objetivo de contribuir para uma utilização mais sustentável de energia, a ENERGEST – Engenharia e Sistemas de Energia está a desenvolver a nova Central Termoelétrica a Biomassa, em Fradelos, no concelho de Vila Nova de Famalicão. Com a capacidade de produção elétrica nominal de 14,7MW, este sistema será responsável por produzir 55 ton/h de vapor a 65 bar(a), à temperatura de 486ºC, e permitirá servir a rede pública, nomeadamente, 2000 habitações, em Fradelos e Balazar.

A Energest é responsável pelo projeto, construção e instalação do sistema gerador de vapor, que inclui a Caldeira de Recuperação Aquatubular, com uma capacidade de produção de vapor de 27500 kg/h a 62 bar, e demais equipamentos tais como: Economizador, Multiciclone, Filtro de Mangas e Chaminé. 

VANTAGENS DA CENTRAL TERMOELÉTRICA A BIOMASSA

A partir de biomassa e biocombustíveis é possível transformar energia proveniente de fonte renovável.  Sendo esta uma Central Termoelétrica a Biomassa Florestal, com capacidade de injeção de 10 MW elétricos, na rede pública, significa que pode abastecer habitações, utilizando como combustível os resíduos provenientes da limpeza das florestas, minimizando o risco ambiental.

Uma outra vantagem provém da possibilidade de programar a manutenção preventiva dos dois sistemas sem parar a totalidade da produção elétrica e, consequentemente, da venda de eletricidade à rede. Isto porque este equipamento permite dividir a potência necessária para a produção de energia elétrica em duas linhas de geração de queima e geração de vapor.

Por outro lado, se houver necessidade de intervir corretivamente obtém-se, ainda, uma eficiência ao nível da operacionalidade.

PROJETOS COM VISTA À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Especialista em sistemas de recuperação de energia, a Energest tem vindo a centrar as suas atividades para as mais diversas áreas de negócios. Do mercado alimentar à indústria química, da farmacêutica ao têxtil, não faltam referências às soluções Tailor Made implementadas pela empresa.

A atuação da Energest abrange os domínios da Energia, do Ambiente e do Processo, incluindo as valências de mecânica, eletricidade, automação e supervisão de sistemas. As competências adquiridas neste âmbito permitem realizar contratos “chave na mão” em todo o tipo de instalações industriais.

Um excelente exemplo que promove a eficiência energética, rumo a um mundo mais equilibrado. O setor energético é um pilar fundamental da economia nacional, quer do ponto de vista do cidadão quer do ponto de vista das empresas e só com medidas de mitigação concretas será possível garantir um futuro mais sustentável para todos.