Enedis e Schneider Electric unem-se para encontrar alternativas ao gás

alternativas-gas-essencia-ambiente

A Enedis e a Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação de energia, anunciaram o lançamento de um projeto em torno de uma nova geração de equipamentos de subestação de MT/BT como alternativa à utilização de gás SF6 (hexafluoreto de enxofre). Este gás, utilizado em equipamento elétrico de MT pelas suas elevadas propriedades isolantes e dielétricas, é extremamente útil para a distribuição elétrica de média e alta tensão.

Inofensivo para a saúde é, contudo, um dos seis gases com efeito de estufa identificados pelo Protocolo de Quioto pelo seu elevadíssimo Potencial de Aquecimento Global (GWP) quando libertado para a atmosfera.

O projeto liderado pela Enedis e pela Schneider Electric vai realizar-se num laboratório de I&D da Enedis onde serão instalados dois quadros elétricos RM AirSeT RMU da Schneider Electric, a primeira oferta da nova geração que se está a estudar para redes de distribuição de MT.

O objetivo desta experiência é avaliar, durante 18 meses, o comportamento do equipamento em diferentes configurações elétricas. A proximidade entre as equipas de I&D da Enedis e da Schneider Electric vai permitir a realização destes testes em condições restritivas, refletindo as situações encontradas no decorrer da operação.

NEUTRALIDADE CARBÓNICA ATÉ 2050

Desenvolvida pela Schneider Electric, esta inovação exigiu mais de dez anos de investigação e desenvolvimento: uma nova tecnologia de isolamento baseada em ar puro que proporciona o mesmo desempenho elétrico que temos hoje, bem como as melhores condições de segurança para instalações e pessoas. Esta nova gama de equipamentos de distribuição secundária de MT eco responsáveis oferece a dupla vantagem de ser compacta e de incorporar toda a conectividade necessária para uma gestão de energia eficiente.

“A Enedis assumiu o compromisso de reduzir a sua pegada de carbono em 20% até 2025. Este projeto deverá permitir-nos inovar para desenvolvermos soluções industriais que respeitem o ambiente, tendo em vista a sua industrialização. A inovação desempenha um papel importante na procura de novas soluções técnicas e tecnológicas para as redes elétricas que operamos,” afirma Marianne Laigneau, Chairman of the Management Board da Enedis.

Já Frederic Godemel, Executive Vice President, Power Systems & Services da Schneider Electric, salienta que “na Schneider Electric, estamos convencidos de que o melhor gás é o ar puro. Esta gama verde e digital sem SF6 tem sido o progresso mais significativo na área dos quadros elétricos de média tensão em mais de quarenta anos.” Frisando que “a responsabilidade ambiental é importante para nós e para os nossos clientes. Hoje, a inovação que temos vindo a implementar permite-nos considerar uma solução sustentável que, ao mesmo tempo, mantém todas as vantagens que o equipamento convencional com SF6 sempre nos ofereceu.”

Um projeto de uma importância extrema que deve ser levado a cabo, de forma a ser possível caminharmos, cada vez mais, rumo a uma pegada ecológica mais verde. É urgente encontrar soluções de energias alternativas e sustentáveis. Todos temos um papel a desempenhar para proteger o planeta.