Com o objetivo de promover a sensibilização ambiental junto dos mais novos, levando estes a refletirem sobre a importância da água e de outras questões ambientais, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida levou a oito escolas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra o espetáculo “O Homem que queria ser Água”.
O espetáculo foi concebido, dirigido e interpretado por António Abernú que alertou a comunidade escolar para a importância destas temáticas, reunindo vídeo-teatro e um waterquiz onde os mais novos participam ativamente nas questões relacionadas com a água e a sua utilização.
INICIATIVA NO ÂMBITO DA PROMOÇÃO DE UM USO RESPONSÁVEL DA ÁGUA
“O Homem que queria ser Água” foi desenvolvido nas escolas vencedoras do concurso “Água para Todos”, lançado pela ENA para fomentar o uso responsável da água no último trimestre de 2019 mas que, devido à situação de pandemia e encerramento das escolas, apenas foi possível de se realizar agora.
O concurso, dirigido a escolas do 2.º e 3.º ciclos, desafiou cerca de 1300 alunos a desenvolver campanhas sobre a necessidade de adotar medidas de poupança na utilização do recurso água, na escola e em casa.
Esta ação está enquadrada no Projeto Pedagógico da ENA “Maletas da Sustentabilidade”, com o intuito de promover a eficiência hídrica na escola através de campanhas de sensibilização realizadas pelos alunos, bem como motivar a comunidade escolar, envolvendo professores, alunos e famílias, para a alteração de comportamentos que se traduzam na redução do desperdício e consumo de água.
Exemplos de ações que promovem junto da comunidade escolar uma série de comportamentos responsáveis, assertivos e sustentáveis. Sem educação ambiental não é possível avançar rumo a um futuro mais equilibrado, sendo estas ações exemplos a seguir.