Fátima Táboas, Vereadora dos Serviços Urbanos e Ambiente do Município de Melgaço, foi nossa convidada na rubrica Essência do Ambiente, no Porto Canal. Em destaque esteve a importância do ciclo urbano da água para garantir um abastecimento de água de excelência à população, quer ao nível de quantidade quer de qualidade, e ao mesmo tempo garantir a eficiência deste recurso essencial à vida e o correto tratamento de águas residuais, preservando os meios hídricos.
O Município de Melgaço tem vindo a investir na sua rede de água e de saneamento, o que permite agora um serviço de água mais eficiente, garantindo uma melhor gestão e contribuindo para uma maior sustentabilidade deste recurso natural essencial, mas cada vez mais escasso.
Além de priorizar a qualidade da água, o Município está em condições de avançar com um sistema de telegestão onde vai conseguir monitorizar todos os reservatórios a partir de uma sala de controlo. Trata-se de um novo modelo de gestão que só é possível implementar, uma vez que a autarquia já conseguiu instalar mais de 1500 contadores de água com telemetria que permitem realizar leituras à distância e aferir de uma forma mais eficiente o abastecimento, quer ao nível de consumo quer de perdas.
O Município de Melgaço gere 26 zonas de abastecimento de água para consumo humano, provenientes de 55 origens próprias, abrangendo 6556 consumidores. Desde 2004 que tem sido feito um grande esforço por parte do Município de Melgaço para que, atualmente, a cobertura da rede seja de 100% a nível populacional.
A requalificação da ETAR da Zona Industrial de Penso foi outra grande aposta do executivo liderado por Manoel Batista e um investimento de elevada importância socioeconómica para o concelho. Este equipamento proporciona a Melgaço um tratamento do tipo biológico aeróbio por lamas ativadas, em modo descontínuo sequencial (SBR).
A nossa rúbrica…
Fiquem atentos!
[vc_btn title=”Restantes emissões” color=”success” link=”url:https%3A%2F%2Fessenciadoambiente.pt%2Fporto-canal%2F”]