Os mais lidos

Educação Ambiental vista como uma componente curricular essencial

educação-ambiental-componente-curricular-essencia-ambiente

Com o objetivo de se tomar medidas concretas para a sobrevivência do nosso planeta, mais de 80 ministros e vice-ministros, bem como 2,8 mil atores envolvidos na educação e no ambiente, comprometeram-se a adotar a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

Esta ação foi debatida na Conferência Mundial Virtual, acompanhada online por mais de 10 mil espetadores, organizada pela UNESCO em cooperação com o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha e, como parceiro consultivo, a Comissão Nacional da Alemanha para a UNESCO. Desta forma, a UNESCO declarou que a educação ambiental deve ser uma componente curricular até 2025.

De acordo com a UNESCO, mais da metade dos planos curriculares de 50 países não fazem qualquer referência à mudança climática e, apenas, 19% deles referem a biodiversidade. De forma a colmatar as falhas existentes, a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável descreve uma série de políticas para transformar a aprendizagem. Também destaca a necessidade de implementar a EDS com foco em capacidades cognitivas, aprendizagem social e emocional, competências de colaboração, resolução de problemas e construção de resiliência.

A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA PRESERVAR O AMBIENTE

“Precisamos de capacitação para que o desenvolvimento sustentável não seja um privilégio de poucos, mas, sim, acessível a todas as pessoas. O sucesso do programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 aproximar-nos-á de todos os ODS.”, destaca Angela Merkel, chanceler alemã.

Durante a conferência, Angela Merkel, afirmou, ainda, que o país está a trabalhar na área da sustentabilidade em cursos de capacitação e em todos os níveis educacionais, em prol da sustentabilidade do planeta.

Amina Mohammed, Secretária-Geral Adjunta da ONU não deixa de salientar que nos devemos concentrar “não apenas na expansão do acesso e na melhoria dos resultados da aprendizagem, mas também no tipo de educação necessária em todo o mundo. A educação para o Desenvolvimento Sustentável estará no centro da reimaginação da educação”.

A aprovação da Declaração de Berlim criará um impulso para a implementação do roteiro da EDS para 2030, que será um marco para esta década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EDS) PARA 2030

No roteiro EDS 2030 cada Estado-membro da UNESCO será convidado a criar uma rede de atores, de forma a implementar uma visão ambiciosa para a educação.

O roteiro da EDS para 2030 apresenta os desafios urgentes que o planeta enfrenta, destacando a implementação da nova Educação para o Desenvolvimento Sustentável rumo a alcançar o quadro de ODS (ESD para 2030), que foi adotado com o objetivo de aumentar a contribuição da educação para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável.

Desta forma, a ESD para 2030 intensificará as ações em cinco áreas prioritárias sobre políticas, ambientes de educação, capacitação de educadores, jovens e ação em nível local, enfatizando, ainda mais, o papel preponderante da ESD para o sucesso dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

O roteiro é, desta forma, amplamente reconhecido como um elemento integrante da Agenda  2030, em particular no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), sendo, ainda, um capacitador chave de todos os outros ODS.