A EDP, líder mundial em energia renovável, estabeleceu uma parceria com a Rondo Energy para abrir um novo mercado: o fornecimento de calor industrial limpo, em grande escala e a um custo acessível, alimentado pela energia do vento e do sol.
As empresas vão fornecer a clientes industriais baterias térmicas da Rondo que serão alimentadas por eletricidade de projetos solares descentralizados e por contratos de longo prazo (PPA) associados a ativos eólicos e solares da EDP. Assim, esta solução completa de calor e eletricidade sem emissões de carbono vai servir atuais e futuros clientes da EDP.
Os projetos solares descentralizados da EDP serão instalados junto às Baterias Térmicas da Rondo, numa combustão e segura para descarbonizar empresas que utilizam calor, desde indústrias alimentares, químicas e grandes complexos industriais. As Baterias Térmicas da Rondo capturam energia elétrica intermitente e convertem-na em calor contínuo de alta temperatura, com a opção de também fornecerem energia contínua através de uma configuração de cogeração.
UMA SOLUÇÃO PIONEIRA RUMO À DESCARBONIZAÇÃO
Ao colaborarem as duas empresas estão a oferecer uma solução pioneira nos principais mercados em que a EDP está presente: contratos de fornecimento de calor e energia renovável 24 horas por dia, que proporcionarão uma descarbonização profunda e uma significativa poupança de energia.
Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP, destaca que “a tecnologia da Rondo abre uma grande oportunidade de negócio para a descarbonização dos nossos clientes com altas necessidades energéticas e que usam calor nas suas instalações industriais. Ao trabalhar com a Rondo, podemos responder às suas necessidades de energia com eletricidade renovável e calor de uma forma mais limpa, acessível e confiável. Esta parceria abre mais uma via de descarbonização que a EDP quer liderar na Europa”.
“O custo da energia solar diminuiu tanto na última década que está a tornar-se competitiva com o gás”, revela John O’Donnell, CEO da Rondo Energy. “Estamos orgulhosos por nos associarmos à EDP, cuja determinação, experiência e excelência na execução a tornam líderes mundiais na entrega de energia eólica e solar de baixo custo. Ao trabalharem juntas, a Rondo e a EDP vão fornecer calor limpo 24 horas por dia a clientes industriais, a preços competitivos com o gás e sem alterações profundas nos processos de cada fábrica. Isto é muito importante para a Rondo, para a EDP e, acreditamos, para as empresas em todo o mundo”, conclui.
A cooperação entre a EDP e a Rondo começou em 2023, através do Free Electrons, um dos programas da EDP de inovação que procura soluções de empresas cleantech inovadoras.
Esta parceria desbloqueia um novo mercado, ao substituir progressivamente os combustíveis fósseis queimados para produzir calor industrial, que atualmente liberta 15% do CO2 mundial. A produção de calor industrial com energia renovável a nível global é uma oportunidade de cerca de 7TWh e é uma das maiores formas de combater as alterações climáticas de forma acelerada e com escala.