Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

EDP cria programa global para projetos de impacto social até 2030

edp-impacto-social-essencia-ambiente

Com o foco principal na Transição Energética Justa, a EDP – Energias de Portugal vai investir em iniciativas que permitam combater a pobreza energética, promover o acesso à energia e à eficiência energética, e implementar soluções de acesso à energia solar ou mobilidade elétrica. Uma aposta na qual a EDP se compromete a investir mais de 300 milhões de euros, até 2030, através de um novo programa global de investimento social que irá desenvolver, promover e coordenar as diferentes iniciativas nesta área.

A EDP demonstra, assim, o seu compromisso em acelerar a descarbonização e atingir a neutralidade carbónica, sem deixar ninguém para trás. Prevê-se que estas iniciativas de promoção de uma transição energética justa representem cerca de 45% deste investimento total, até 2030.

Todos os projetos de âmbito social desenvolvidos no grupo terão, a partir de agora, uma nova identidade comum –EDP Y.E.S. – You Empower Society – uma marca global e transversal que permitirá contar uma narrativa integrada sobre os vários projetos sociais da EDP, destacando o seu impacto positivo na sociedade.

IMPORTÂNCIA DESTE COMPROMISSO DA EDP

Miguel Stilwell d’Andrade, Presidente executivo da EDP, revela que “a emergência climática que vivemos exige ambição, compromisso e a colaboração de todos por uma transição energética mais rápida e justa. Ninguém pode ficar para trás neste caminho e é nesse sentido que a EDP está a reforçar a sua aposta num programa social mais ambicioso e com maior impacto nas comunidades.” Salientando que “queremos fazê-lo através de iniciativas de combate à pobreza energética e de acesso a energia, promovendo também a educação e a cultura. Na EDP, assumimos como missão gerar mudanças positivas e estou confiante de que o novo programa Y.E.S. será um importante contributo para atingir esse objetivo”.

Com esta nova estratégia, a EDP assume o combate à pobreza energética e a promoção da eficiência energética em comunidades mais carenciadas como uma das suas prioridades. Em Espanha, já foram lançados vários projetos neste âmbito, estando previsto, já este ano, o desenvolvimento de iniciativas similares em Portugal com um investimento global superior a um milhão de euros.

Adicionalmente, a EDP reforçou a parceria com a organização não-governamental Just a Change com a qual colabora desde 2018 no combate à pobreza energética.  

Ao reforço de investimento junta-se a criação de uma área de coordenação de impacto social (SICO – Social Impact Coordination Office) que terá a missão de maximizar o impacto social do grupo EDP, através da definição da estratégia global e coordenação dos projetos de âmbito social nas diferentes geografias e áreas de atividade, incluindo ações de voluntariado e parcerias com outras entidades.

Excelentes projetos que contribuem para a sustentabilidade integral do planeta. São necessários mais compromissos coletivos para caminharmos rumo a um sentido mais verde, equilibrado e ecológico.