Procurar
Close this search box.

EDP: prémio de excelência académica na área da energia

edp-academia-area-energia-essencia-ambiente

Depois do sucesso da primeira edição do EDP Labelec Merit Award, em 2022, a EDP quer voltar a distinguir os melhores trabalhos de investigação na área da energia, em 2023. Este prémio de excelência académica abriu uma nova fase de candidaturas dirigida a universitários que tenham desenvolvido teses de doutoramento sobre o setor energético em qualquer um dos 29 mercados em que a EDP tem atividade. As inscrições decorrem até 30 de março, de 2023, e esta edição irá atribuir 20 mil euros à tese de doutoramento vencedora.

OBJETIVOS DO EDP LABELEC MERIT AWARD 2023

Esta edição tem como objetivo principal  incentivar e distinguir a investigação na área da energia e, em simultâneo, ajudar a encontrar novas abordagens com potencial de aplicação à realidade empresarial.

O prémio promovido por EDP Labelec e EDP New – duas empresas do grupo focadas no desenvolvimento de projetos de inovação na área da energia  – procuram os melhores trabalhos de investigação em seis áreas específicas: energia renovável, redes, produção distribuída e mobilidade elétrica, hidrogénio verde, armazenamento de energia e descarbonização.

O processo de seleção de avaliação e seleção dos 20 melhores candidatos será assegurado por uma Comissão Técnica da EDP Labelec e da EDP New, sendo depois escolhidas as cinco melhores teses por uma Comissão de Avaliação da EDP.

Na etapa final, um júri constituído por personalidades reconhecidas e externas à empresa fará a escolha da tese de doutoramento vencedora.

Com o lançamento da segunda edição deste prémio de excelência académica, a EDP reforça, assim, a sua missão de contribuir, de forma ativa, para o desenvolvimento do setor da energia, com uma clara e sólida aposta na inovação e na transição energética.

Na primeira edição do EDP Labelec Merit Award, que contou com 57 candidaturas, foram premiadas, ex aequo, duas teses de doutoramento com foco nas energias renováveis. Carla Sofia da Silva Gonçalves, da Universidade do Porto, foi distinguida pelo trabalho “Renewable Energy Forecasting – Extreme Quantiles, Data Privacy and Monetization” (doutoramento em Matemática Aplicada) – uma tese que pretende contribuir para aumentar a quota de fontes de energia renováveis de três formas: ajudar os decisores através da modelação de quantis de potência extrema dadas as previsões meteorológicas; garantir que vários agentes de energia possam realizar previsões colaborativas e desenvolver um mercado de dados para promover tal previsão colaborativa.

A outra distinção foi para Simon Camal, da Escola MINES Paris Tech, Paris Science and Letters University (doutoramento em Energia e Processos), pela sua tese sobre “Forecasting and optimization of ancillary services provision by renewable energy sources”. Neste caso, o seu trabalho de investigação aponta para uma solução que reduz a incerteza em agregar produção renovável dispersa para obter um perfil de produção mais suave e a operação dentro de um sistema de controlo de central virtual. Esta tese propõe métodos de previsão de produção renovável agregada e estratégias para a oferta conjunta de energia e serviços renováveis.

Excelentes projetos que vêm comprovar a importância de serem feitos estudos na área de energia para ser possível um caminho futuro mais sustentável.