Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

EDP leva energia solar ao bairro da Cova da Moura para apoiar 150 famílias

edp-energia-solar-bairro-cova-moura-essencia-ambiente

A EDP está a levar energia solar a mais comunidades. Através do programa Solar Solidário, a empresa está a instalar 300 painéis em casas do bairro da Cova da Moura, na zona de Lisboa, cumprindo, assim, um dos seus objetivos de impacto social: promover o acesso a energia limpa e acessível em comunidades mais desfavorecidas.

Nesta intervenção, desenvolvida ao longo dos últimos meses, com o apoio de várias associações locais, já foi possível beneficiar 130 das 150 famílias identificadas para receber este apoio. Cada uma delas recebeu dois painéis solares para produção de energia em regime de autoconsumo e um frigorífico eficiente como complemento. Desta forma, não só a EDP oferece acesso a energia renovável, como promove maior eficiência e poupança energética num bairro que ainda enfrenta vários desafios relacionados com infraestrutura básica de energia.

EDP PROMOVE A TRANSIÇÃO JUSTA SUSTENTÁVEL

“O programa Solar Solidário é um exemplo claro do compromisso que a EDP mantém com a transição justa para um futuro mais sustentável e inclusivo. Cada painel solar que ajudamos a instalar é um passo firme nesse caminho, promovendo igualdade de acesso a energia renovável e a um custo acessível. Juntos, estamos a mostrar que é possível transformar a energia do sol em energia para o progresso social”, afirma Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP e presidente da Fundação EDP. “É um desafio, mas sobretudo um enorme orgulho, poder contribuir para capacitar estas comunidades e envolvê-las neste esforço coletivo de inclusão e de sustentabilidade”, conclui.

Nesta ação na Cova da Moura, a EDP trabalhou em conjunto com quatro associações locais – Associação de Moradores, Associação de Solidariedade Social, Moinho da Juventude e Nasce e Renasce – que têm sido fundamentais na identificação das maiores necessidades do bairro, nos contactos com as famílias residentes e na instalação dos equipamentos. A EDP tem promovido também a formação e capacitação dos moradores beneficiados, de forma a garantir a utilização adequada e manutenção dos sistemas instalados.

O projeto no bairro da Cova da Moura é apenas um exemplo do que o Solar Solidário pretende alcançar. Criado com a ambição de contribuir ativamente para uma transição energética justa, em que ninguém fica para trás, e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, em especial as mais carenciadas, este programa já está a avaliar novas intervenções em mais zonas do país.

O Solar Solidário é um dos programas incluídos na estratégia EDP Y.E.S – You Empower Society, o plano global de impacto social do grupo que prevê um investimento acima de 30 milhões de euros por ano, num total superior a 300 milhões de euros até 2030. Criado para promover ativamente uma transição energética justa, o Solar Solidário vem reforçar o compromisso da EDP em fornecer soluções energéticas inovadoras e sustentáveis e gerar assim um impacto positivo na sociedade.

Nesse sentido, nos últimos dois anos, têm sido desenvolvidos projetos de instalação de painéis solares em instituições de solidariedade social em Portugal e Espanha. Uma intervenção ibérica, que contou com o apoio da Fundação EDP e da Fundación EDP, e que tem permitido a várias comunidades consumir e partilhar energia solar entre si, apoiando também vizinhos mais vulneráveis e reduzindo significativamente as suas faturas de energia.