Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

EDP instala primeiro projeto autónomo de armazenamento de baterias na Europa

edp-renovaveis-essencia-ambiente

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), líder mundial na produção de energia eólica e solar, vai instalar o seu primeiro projeto autónomo de “Battery Energy Storage Systems (BESS)” na Europa, concretamente no Reino Unido. Este projeto representa um passo estratégico na otimização de recursos e na melhoria da eficiência energética. Adquirido à Tupa Energy, o projeto garantirá 2 horas de capacidade de armazenamento e contribuirá com 50 MW de capacidade. Com este projeto, a EDPR apoiará a resiliência da rede, proporcionando estabilidade e fiabilidade, melhorando a penetração das energias renováveis no mix de produção.

VANTAGENS NO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA

O projeto contribuirá com aproximadamente 50 MW de capacidade para a rede elétrica e garantirá 2 horas de capacidade de armazenamento. Desempenhará, ainda, um papel crucial na gestão da rede, ao oferecer flexibilidade e apoiar a estratégia do governo do Reino Unido para as energias renováveis.

Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP e da EDPR, afirma que “a integração de sistemas de armazenamento desempenhará um papel crucial no cabaz de energias renováveis do futuro, uma vez que contribuirá para enfrentar o desafio da intermitência. Ao mitigar o impacto de fatores externos que podem afetar a disponibilidade, estes sistemas são fundamentais para ultrapassar uma das principais limitações das energias renováveis em toda a Europa, sem produzir emissões”.

A EDPR atribui uma elevada prioridade ao armazenamento de energia como parte da sua estratégia a longo prazo. A empresa prevê um crescimento significativo desta tecnologia, nomeamente no Reino Unido – um mercado que se destaca por ser o mais avançado da Europa no desenvolvimento de ativos de armazenamento de baterias, fruto de um quadro regulamentar favorável. Atualmente, o país já conta com 2,2 GW de projetos de baterias ligados à rede e com mais 2 GW em construção.

A EDP Renováveis continua dedicada ao desenvolvimento da eficiência energética à escala global. No seu plano de negócios atualizado para 2023-2026, a empresa pretende atingir uma capacidade de armazenamento de mais de 500 MW, principalmente através de ativos localizados conjuntamente, sendo uma parte menor constituída por ativos autónomos, como o projeto recentemente adquirido.