Com o objetivo de promover uma maior inclusão dos cidadãos com limitações visuais e aumentar, significativamente, a reciclagem, a Environment Global Facilities (EGF), empresa de tratamento e valorização de resíduos, propôs-se a reorganizar os ecopontos em todo o país. Serão mais de 78.300 ecopontos reorganizados, de norte a sul do país, e todos deverão ter a mesma sequência: azul, verde e amarelo.
Sob o mote “Não é só uma campanha, é um movimento coletivo e inclusivo”, esta entidade objetiva uma maior sensibilização ambiental por parte da comunidade, em geral, sempre com o propósito de mudar comportamentos e incrementar hábitos verdadeiramente mais sustentáveis.
AÇÕES PARA AUMENTAR A TAXA DE RECICLAGEM EM PORTUGAL
Em Portugal, as taxas de reciclagem são consideravelmente baixas, pois a maior parte da comunidade continua a encaminhar incorretamente os resíduos para a reciclagem. De forma a contrariar estes valores, a EGF está a implementar diversas mudanças para que as taxas de reciclagem aumentem no país. Desta forma, até fevereiro de 2021, vão ser reorganizados os ecopontos, contribuindo para fomentar atitudes mais sustentáveis por um mundo mais verde.
Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF, refere que “com esta ação, não só queremos ter mais cidadãos a reciclar, como queremos que reciclem melhor e para isso temos de ser cada vez mais inclusivos. Juntos poderemos ser o motor de uma mudança necessária e urgente.” De acordo com a EFG “a solução é simples, basta ordenar os contentores dos ecopontos sempre da mesma forma, da esquerda para a direita – azul, verde e amarelo. Desta forma, os cidadãos com limitações visuais saberão sempre qual o contentor para cada tipo de material”.
De forma a adotar esta estratégia e a uniformar a prática por todo o país, a EGF convidou, ainda, todos os sistemas de tratamento e valorização de resíduos, câmaras municipais e organizações a estabelecer esta reorganização nos respetivos ecopontos. Passa a estar também disponível em audiodescrição o código da reciclagem no site da entidade. Assim, todos os cidadãos com limitações visuais podem ouvir as regras e o anúncio desta campanha.
Integrado na campanha “O Futuro do Planeta não é Reciclável”, este movimento de mudança de comportamentos ambientais é encabeçado pela EGF e pelas suas 11 concessionárias – Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor e Valorsul.