Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Ecomangueando: software educativo sobre manguezais

ecomangueando-software-manguezais

Com o objetivo de destacar a importância dos manguezais para a saúde do Planeta, o Laboratório de Ecologia de Manguezais – ECOMANGUE, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Brasil) desenvolveu a aplicação Ecomangueando. Trata-se de um software educativo que dá a conhecer os manguezais, explica o que são, quais as espécies que os compõe, onde se localizam, qual a sua importância para o mundo e apresenta diversas curiosidades sobre este ecossistema. Típicos das tropicais e subtropicais, os manguezais são ecossistemas que definem a transição entre os ambientes marinho e terrestre.

Para Rafaela Maia, Coordenadora do ECOMANGUE, e que atualmente se encontra a lecionar como professora convidada no Instituto Politécnico de Bragança “este produto é mais um exemplo da visão institucional do Instituto pautada nos pilares do Ensino, Pesquisa e Extensão, visto que esse software foi produzido de forma eficaz pelos nossos alunos, o que mostra a qualidade educacional da nossa instituição”.  

De acordo com estudos desenvolvidos pelo ECOMANGUE “o ecossistema manguezal desempenha diversas funções naturais de grande importância ecológica, uma vez que são considerados berçários naturais, por serem áreas de abrigo e reprodução para muitas espécies. Sendo o único ecossistema marinho com vegetação arbórea é um grande exportador de matéria orgânica para áreas adjacentes e um dos grandes responsáveis pela manutenção das altas taxas de produtividade primária em oceanos tropicais”. Reforçando que “desenvolver metodologias e ações que auxiliem na aquisição do conhecimento e no despertar da consciência ambiental, acerca da importância da Educação Ambiental para a conservação do manguezal, contribuirá para a preservação do ecossistema local e ampliará o leque informacional tanto dos docentes quanto dos discentes”.

Para sensibilizar para esta temática foi, ainda, desenvolvido o E-book Educa Mangue direcionado a crianças do ensino básico. O Laboratório tem ainda apostado em várias ações de capacitação e de formação de professores para a utilização dos materiais produzidos.

Mais um excelente projeto de educação ambiental que a equipa da Essência do Ambiente teve a oportunidade conhecer, no âmbito das XXIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental promovidas pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

E, apesar, de parecer uma temática distante, por não possuirmos estes ecossistemas em Portugal, a consciencialização da sua importância para a manutenção do Planeta é fundamental. Recuperar a biodiversidade e regenerar os ecossistemas é urgente e esta ação deve ser integradora e global.