Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Tem Eco-skills? A UTAD considera-as uma aposta de futuro!

O autor de “Future Skills: The 20 Skills and Competencies Everyone Needs to Succeed in a Digital World”, Bernard Marr apresenta as dez competências que todos devemos trabalhar para nos mantermos relevantes no mercado de trabalhado. Literacia digital, literacia em dados, pensamento criativo, criatividade, colaboração, felixibilidade, competências de liderança, gestão de tempo, curiosidade e aprendizagem contínua. Mas serão apenas estas as skills do futuro? A UTAD vai mais longe e desafia os alunos, independentemente da sua área de estudo, a trabalharam, também, as Eco-skills.

De acordo com a organização “é imperativo que as Instituições de Ensino Superior assumam o compromisso de contribuírem para consecução dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A UTAD, inserida num Eco-Campus, assume, no seu Plano Estratégico, essa responsabilidade e o compromisso de contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos no espaço da Academia. Nesse sentido, importa dinamizar iniciativas que envolvam todas as valências do Campus. O Programa de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade, designado por Eco-skills, pretende dar um contributo para que os nossos estudantes desenvolvam um conjunto de competências diferenciadoras que lhes permitam serem tomadores de decisões para um futuro sustentável”.

MAS O QUE SÃO NA PRÁTICA AS ECO-SKILLS?

Aprender a gerir de uma forma adequada os resíduos, a reduzir o desperdício, a apostar na utilização de energias renováveis, a reutilizar produtos, a abolir a utilização de produtos de plástico de utilização única, a poupar e gerir a água e a energia, a contribuir para o desenvolvimento territorial sustentado e adotar mecanismos que potenciem a economia circular e a desmaterialização e descarbonização da economia em resposta ao combate às alterações climáticas são algumas das caraterísticas subjacentes a estas skills.

O programa Eco-skills é dividido em três níveis, de forma a que os estudantes possam participar durante todo o seu percurso formativo, e composto por sessões teórico práticas que incidem sobre temas como o eco-campus, a alimentação sustentável, a gestão da água, a gestão dos resíduos no contexto da economia circular e descarbonização da economia e os territórios e desenvolvimento sustentável.

Apesar do programa Eco-skills ter como principais destinatários os estudantes da UTAD, podem participar outros interessados na totalidade do plano ou em sessões especificas.