Os mais lidos

Earth’s Black Box vai registar tudo o que fazemos que coloca em risco o planeta

earth-black-box-essencia-ambiente

Uma caixa de aço de 10 metros situada na costa oeste da Tasmânia. Estamos a falar da Earth’s Black Box. Uma caixa preta em benefício da geração futura, caso as mudanças climáticas catastróficas causem o “fim do mundo”. A caixa será preenchida com drives de armazenamento e terá conectividade com a internet, tudo alimentado por painéis solares no telhado da estrutura, onde as baterias vão fornecer armazenamento de energia de backup. Assim sendo, quando o sol brilhar, a caixa preta estará a fazer download de dados científicos e um algoritmo vai armazenar material relacionado com as mudanças climáticas que estão a acontecer.

A menos que transformemos drasticamente a nossa forma de viver, as mudanças climáticas e outros perigos criados pelo Homem farão com que a nossa civilização desapareça. A Earth’s Black Box registará, assim, cada passo que dermos em direção a catástrofes ambientais.

Usando compactação e arquivos, estima-se que haverá capacidade suficiente para armazenar dados dos próximos 30 a 50 anos. A caixa ficará concluída até meados de 2022.

OS DADOS QUE IRÁ GUARDAR A CAIXA

A Earth’s Black Box irá armazenar as medições das temperaturas da Terra e do mar, a acidificação dos oceanos, o CO2 atmosférico, a extinção de espécies, as mudanças no uso da terra, bem como a população humana, os gastos militares e o consumo de energia. Também vai guardar dados contextuais, como jornais, publicações de redes socais e notícias de eventos importantes, como, por exemplo, reuniões sobre mudanças climáticas da Conferência das Partes (COP).

O objetivo desta caixa é fornecer um relato imparcial dos eventos que levam ao desaparecimento do planeta, responsabilizando as atuais gerações, de forma a ser possível inspirar ações urgentes.

Apenas uma coisa é certa, as ações, as inações e as interações de cada um de nós estão a ser registadas. Como a história termina depende complemente de nós. É necessário um esforço conjunto para ser possível a sustentabilidade ambiental do planeta.

Também poderá gostar de ler...