Procurar
Close this search box.

DS Smith compromete-se a reduzir em 46% as emissões de co2

ds-smith-essencia-ambiente

A DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, pretende alinhar todas as suas operações globais contribuindo para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC. Um processo ambicioso, submetido a verificação através dos Science Based Targets (SBTi), que pretende ser um forte contributo para que, em conjunto, se alcance a meta estabelecida pelo Acordo de Paris. Para tal, a DS Smith compromete-se a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 46%, até 2030 e a implementar soluções de engenharia de última geração, como aquecedores de biometano, utilizando fontes de energia renováveis e acordos de compra de energia de forma a substituir a eletricidade da rede. Este compromisso, agora assumido, complementa o grande desafio a que esta empresa, membro da Race to Zero da ONU, já se tinha comprometido: atingir as zero emissões líquidas (Net Zero) até 2050.

Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria, considera que “este anúncio demonstra a nossa ambição de reduzir as emissões de carbono como parte dos nossos objetivos de sustentabilidade a longo prazo. Este compromisso não só garante que a empresa lidera o caminho, reduzindo a nossa pegada de carbono, mas também que os nossos fornecedores e parceiros fazem o mesmo”.

Acreditando na importância e urgência de se criarem caminhos conjuntos para travar as alterações climáticas através da economia circular, a DS Smith pretende incentivar todos os seus fornecedores estratégicos a adotarem os SBTi até 2027. Uma ação que vai dar resposta aos stakeholders, que procuram trabalhar com empresas com objetivos comuns e comprometidas com os SBTi, as zero emissões líquidas e a economia circular.

170 MILHÕES DE PEÇAS DE PLÁSTICO RETIRADAS DA CADEIA DE FORNECIMENTO EM 2021

Outra das grandes preocupações da DS Smith é a necessidade urgente que temos de repensar o uso do Plástico e aumentar a reciclabilidade das embalagens. Por isso, desde o lançamento da sua estratégia de sustentabilidade – Now and Next, em 2021, a empresa substituiu 170 milhões de peças de plástico para supermercados e retalhistas em todo o mundo.

Para tal, concebeu mais de 1 000 soluções totalmente recicláveis à base de fibra, incluindo embalagens para refeições e bebidas on the go, embalagens de fruta, caixas de vinho, embalagens para e-commerce e invólucros de plástico. Não descorando das menores quantidades de plástico, a empresa substituiu ainda, a fita vedante de plástico por abas de cartão e as etiquetas de plástico pela impressão direta no cartão.

Só a solução em cartão, em alternativa às caixas de poliestireno expandido, utilizadas para a venda online de peixe e marisco, representa uma redução de 94,5% de plástico, uma enorme redução de CO2 e uma grande poupança em custos logísticos, pois ocupa menos espaço, diminuindo consequentemente a quantidade de camiões necessários para o transporte.

“Estamos a trabalhar com os nossos clientes para substituir mais de mil milhões de peças de plástico, a nível global, por soluções de packaging totalmente recicláveis e à base de fibra, até 2025. Os consumidores exigem cada vez mais que os produtos originem menos resíduos e, na Ibéria, estamos a adotar essa agenda de mudança para proteger o planeta e criar um futuro mais sustentável” explica Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria.

A DS Smith demonstra continuamente ser um verdadeiro exemplo de responsabilidade ambiental, tendo sido no final de 2021 premiada por mais uma das suas criações sustentáveis, conquistando o primeiro prémio da categoria eletrónica dos WorldStar Packaging Awards com a apresentação de uma solução de embalagem sustentável destinada à unificação de cerca de 600 tipos de produtos automotivos.