Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Drive Carbon Neutral: Maia e bp unem-se em prol da descarbonização

drive-carbon-neutral-essencia-ambiente

Com o objetivo de compensar as emissões de carbono resultantes do consumo de combustíveis rodoviários em postos de abastecimento bp, através do programa Drive Carbon Neutral, o Município da Maia, a bp Portugal e a Maiambiente assinaram uma carta de compromisso de fornecimento de combustível.

ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL EM PROL DA DESCARBONIZAÇÃO

Com esta parceira as emissões de carbono pela frota de viaturas da Maiambiente serão compensadas através do bp Target Neutral, utilizando créditos de carbono gerados a partir de projetos globais que financiam a utilização de energias renováveis e baixo carbono.

Cientes da importância de atingir a neutralidade carbónica, até 2050, a proteção das florestas está também como um dos objetivos primordiais deste acordo que prevê reflorestar uma área localizada nas margens do Rio Leça, tendo como premissa a preservação de espaços verdes.

De acordo com Pedro Oliveira, Presidente da bp Portugal, “depois de lançarmos o programa bp Drive Carbon Neutral, para compensar as emissões de carbono dos abastecimentos dos nossos clientes, queremos continuar a fazer mais em prol da compensação de emissões. Por isso, é com satisfação que estabelecemos este protocolo com a Maiambiente que pretende compensar as emissões de carbono resultantes do consumo de combustíveis de gasóleo da frota de viaturas da Maiambiente, adquiridos em postos de abastecimento bp, através da utilização de créditos de carbono à escala global”. 

DRIVE CARBON NEUTRAL

A bp está a compensar as emissões de carbono de todos os abastecimentos de combustível nos seus postos através do bp Target Neutral, utilizando créditos de carbono gerados a partir de projetos globais que financiam a utilização de energias renováveis, baixo carbono e a proteção das florestas. O Drive Carbon Neutral pretende, ainda, ajudar a compensar mais de 2 milhões de toneladas de carbono por ano, o equivalente a retirar 400.000 carros das estradas.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, destaca que “a Maia está firmemente empenhada na descarbonização do seu território. Atingir a neutralidade carbónica no espaço de uma década é possível para a Maia, assim saibamos encontrar parceiros que nos ajudem a contribuir para esse objetivo, como, felizmente, é o caso da bp e desta parceria concreta. Fico satisfeito pois este acordo é um sinal de que a Maia está a dar passos seguros para a sustentabilidade integral da nossa comunidade.”

A bp é a primeira marca de combustíveis a compensar as emissões de carbono dos abastecimentos dos seus clientes de todos os tipos de combustível (gasolina e gasóleo, assim como GPL) e, agora, com o Município da Maia e a Maiambiente, as emissões de toda a frota de viaturas da Maiambiente.

Para o Presidente do Conselho de Administração, Paulo Ramalho, “esta parceria com a bp, que no limite visa prestar um contributo para a descarbonização, é uma consequência natural de um caminho que há muito vem sendo trilhado pela empresa, em concretização aliás da vontade do seu acionista único, que é o Município da Maia”.

Uma excelente estratégia de sustentabilidade ambiental que demonstra que a Maia está alinhada com os objetivos de descarbonização , contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta.