Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Dove e The Body Shop unem-se contra os testes em animais

dove-the-body-shop-sustentabilidade-essencia-ambiente

De forma a salvaguardar a cosmética livre de crueldade animal na Europa, a Dove e a The Body Shop juntaram-se a algumas organizações de proteção animal a nível mundial desde a PETA, a Cruelty Free Europe, a HSI, a Eurogroup for Animals e a ECEAE para mobilizar, urgentemente, um milhão de assinaturas para mostrar às autoridades europeias que os cidadãos estão unidos contra a possível realização de testes com animais.

De acordo com estas entidades, os testes de cosméticos foram banidos em 2004. Cinco anos depois, foram, também, proibidos testes de ingredientes de cosmética em animais e, mais tarde, em 2013, a União Europeia proibiu a venda de cosméticos testados em animais.

Contudo, de acordo com as entidades, os requerimentos de testes por parte da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) “destroem completamente estas proibições e ameaçam o progresso adicional” que o Parlamento Europeu tem vindo a defender, corajosamente, desde 2018: uma proibição global de todos os testes de cosméticos em animais, até 2023.

EM PROL DA DEFESA DOS ANIMAIS

A The Body Shop tem promovido uma campanha contra a prática de testes em animais para fins cosméticos, desde 1989, ajudando a liderar o movimento que levou à proibição atual na Europa.

Já a Dove apoia todas as proibições globais de testes em animais um pouco por todo o mundo. Esta trabalha lado a lado com entidades promotoras de leis, organizações de proteção animal e empresas com a mesma visão, para atingir este objetivo.

Desta forma, as duas marcas de beleza uniram esforços para incentivar os consumidores a agirem, com o objetivo de “salvar a proibição europeia de testes em animais”, assinando uma Iniciativa de Cidadania Europeia – um mecanismo para os cidadãos da U.E ajudarem a moldar a Europa, propondo a criação de novas leis à Comissão Europeia.

Segundo as marcas de beleza, os testes em animais já não são necessários para garantir a segurança, graças às modernas alternativas científicas sem crueldade animal, que têm vindo a ser usadas e desenvolvidas pelos investigadores da área.

OBJETIVOS A CUMPRIR

Assim, as marcas ambicionam a proteção e o fortalecimento da proibição de testes em animais para fins cosméticos, assim como a transformação da regulação de químicos da U.E. Também objetivam a modernização da ciência regulatória na U.E. Desta forma, assim que a iniciativa atinga um milhão de assinaturas, a Comissão tem o poder de decisão sobre ações a tomar.

Os cidadãos europeus podem assinar a Iniciativa no website oficial da União Europeia e referirem, ainda, que não aceitam que quebrem a promessa de uma Europa onde os animais já não sofrem nem morrem por cosméticos.