Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Dispositivos recondicionados beneficiam o ambiente e a sua carteira

dispositivos-recondicionados-essencia-ambiente

Os primeiros resultados do estudo sobre o impacto ambiental da indústria tecnológica e a sua pegada digital a nível mundial, realizado pela ADEME – Agência Francesa para a Transição Ecológica, confirmam o impacto positivo que os produtos eletrónicos recondicionados têm no nosso planeta.

O Back Market, empresa líder no mercado de aparelhos eletrónicos recondicionados, propôs a realização deste estudo, que se mostra vital para reafirmar a ideia de que os produtos recondicionados são uma verdadeira solução para o ambiente.

QUATRO RAZÕES PELAS QUAIS UM SMARTPHONE RECONDICIONADO AJUDA O PLANETA


Um único smartphone recondicionado poupa cerca de 175g de lixo eletrónico. Cada novo smartphone gera cerca de 199g de lixo eletrónico, enquanto um telefone renovado gera apenas 24g, ou seja, menos 88%.

No primeiro trimestre de 2021, a Apple vendeu 58 milhões de smartphones e a Samsung vendeu 76 milhões de smartphones. Se apenas metade dessas vendas fossem substituídas por smartphones recondicionados, o mundo teria poupado 12.924 toneladas (11.725.000 kg) de lixo eletrónico.

Também um smartphone recondicionado poupa cerca de 258 kg de matérias-primas. Fazer um só smartphone requer matérias-primas tais como ouro, prata, alumínio, cobre, cobalto e crómio – pelo menos 15 tipos diferentes.

Todo esse trabalho equivale a cerca de 283 kg de terra perfurada para uma fração dos metais e minerais necessários. Os smartphones recondicionados requerem muito menos matérias-primas (23,1g) e também ajudam a fazer o melhor uso dos recursos já minados.

As emissões de CO2 também são poupadas com o recondicionamento de smartphones. Um dispositivo recondicionado poupa 79,68 kg de emissões de CO2. Dada a quantidade de energia e recursos necessários para fabricar um novo aparelho, cerca de 78% da pegada de carbono de um dispositivo é emitida antes de sair da fábrica.  No caso de um novo smartphone, são produzidas 86,5kg de emissões de carbono, enquanto um telefone recondicionado produz 6,82kg de CO2 do início ao fim (desde o fornecimento de peças até à entrega).

Além disso, um único smartphone recondicionado poupa 68.400 litros de água. Os novos dispositivos requerem cerca de 112 anos de água potável consumida (82.300 litros), a maioria dos quais é utilizada para mineração e extração de matéria-prima. Optar por um dispositivo recondicionado faz com que se utilize menos 83% de água.

O mercado dos dispositivos recondicionados está a tornar-se cada vez mais popular, tendo hoje o Back Market mais de 6 milhões de clientes a nível mundial. A empresa chegou a Portugal em maio de 2021 para mudar a forma como os portugueses compram dispositivos eletrónicos, tendo como missão fomentar e facilitar o acesso a estes produtos recondicionados.

Até hoje, através da venda de smartphones recondicionados, o Back Market poupou 580 144 582,08 kg de emissões de CO2, 1 878 480 190kg de matérias-primas, 498 015 680 400 litros de água e ajudou a poupar 1 274 162,93 kg de lixo eletrónico a nível mundial.


Uma excelente forma de promover a durabilidade e o recondicionamento dos produtos e de fomentar a economia circular. Ações que realmente fazem a diferença e que ajudam a reduzir o impacto das tecnologias no ambiente.