Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

5 dicas para “turistar” de forma sustentável

ferias-sustentaveis-conscientes-cash-converters-essencia-ambiente

Apesar da sustentabilidade nem sempre ser uma prioridade nas férias, é essencial relembrá-la para que continue a ser possível desfrutar de paisagens naturais durante as viagens. E desengane-se quem possa pensar que a sustentabilidade tira descanso às férias: adotar práticas de turismo sustentável pode ser bastante fácil, benéfico para o planeta e até proporcionar uma experiência mais gratificante e significativa.

Consciente da importância de viajar sem prejudicar o ambiente, a Cash Converters, empresa líder na economia circular, reúne algumas práticas simples, mas significativas, que podem ajudar a promover um turismo mais responsável e positivo.

PRIORIZAR O TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

Opções de transporte mais sustentáveis são o primeiro passo para adotar um novo estilo de turismo. Em vez de usar um carro ou mota, deverão ser consideradas opções de mobilidade partilhada, como transportes públicos, comboios ou autocarros, sempre que possível.

Caso o destino seja próximo, poderão ainda ser consideradas possibilidades como carros partilhados, bicicletas e trotinetes elétricas ou até desfrutar do caminho caminhando.

PROCURAR ALOJAMENTO SUSTENTÁVEL

Escolher o alojamento pode ser um desafio de viajante. Neste processo, há que privilegiar hotéis, pousadas e apartamentos partilhados cujas políticas e práticas tenham preocupações sustentáveis, nomeadamente, a utilização de energia renovável, a redução do consumo de água, prática de reciclagem e utilização de produtos ecológicos, sempre que possível.

REDUZIR O DESPERDÍCIO

Reduzir o desperdício nas férias pode começar com uma ação tão simples quanto levar uma garrafa de água reutilizável que pode ir enchendo ao longo dos caminhos percorridos. Por sua vez, os produtos de higiene pessoal deverão também evitar embalagens descartáveis e a alternativa é optar por embalagens reutilizáveis ou a granel.

Além disto, a economia circular é também uma opção para reduzir o desperdício e prolongar a vida de produtos que podem ser úteis durante as viagens, como camaras fotográficas em segunda mão. Por outro lado, através deste modelo de consumo será ainda possível vender produtos que não serão necessários e aumentar assim o orçamento para as viagens.

EXPLORAR DE FORMA CONSCIENTE

No verão, a natureza tende a ser mais apetecível para aproveitar o bom tempo e toda uma panóplia de atividades disponíveis. Ao visitar áreas naturais, como praias ou parques, deverão ser seguidas rigorosamente as regras e regulamentos estabelecidos para preservar o ambiente. Entre as principais preocupações estão ade não deixar lixo para trás, não fazer fogueiras ou semelhantes e respeitar a vida selvagem.

APOIAR A ECONOMIA LOCAL

Mesmo indo de férias, não deve ficar para trás o sentido de sociedade e de preocupação com as localidades que acolhem os viajantes. Portanto, apoiar restaurantes, lojas e empresas locais que se mostrem comprometidos com práticas sustentáveis poderá ser uma boa prática a adicionar à lista.

Além disso, a compra de produtos locais e de origem sustentável irá promover não só a economia local, como também reduzirá a pegada de carbono.

Excelentes comportamentos que pode implementar ao longo das suas férias em prol de um caminho futuro verdadeiramente sustentável.