João Pedro Cruz, Chefe de Gabinete do Município de Mangualde, foi nosso convidado na rúbrica Essência do Ambiente, no Porto Canal. Em destaque esteve o papel da economia circular como mote para o desenvolvimento do território.
O Município de Mangualde tem vindo a trabalhar num conjunto de projetos com vista à implementação de soluções circulares. É o exemplo do investimento de quase 10 milhões de euros em ETAR´s no concelho de Mangualde, a candidatura à Rede para a Construção Circular e Sustentável e ao Projeto Water4People e a adesão à Declaração Europeia para uma Economia Circular.
Um dos objetivos da autarquia mangualdense é o de dotar o concelho de infraestruturas necessárias para o tratamento e reutilização de águas residuais, garantindo, desta forma, condições ambientalmente seguras.
Dando resposta ao desafio de caminhar para uma economia mais circular, o Município de Mangualde, em consórcio com outros municípios, candidatou-se, ainda, a dois grandes eixos da “Iniciativa Nacional Cidades Circulares” (InC2): a Rede para a Construção Circular e Sustentável (RC2CS) e o Ciclo Urbano da Água (Projeto Water4People).
Mangualde é, ainda, um dos signatários da Declaração Europeia para uma Economia Circular comprometendo-se a atuar como embaixador e a defender uma economia circular com eficiência de recursos, de baixo carbono e socialmente responsável.
Iniciativas que tornam este concelho cada vez mais sustentável ao incrementar mudanças na comunidade, assumindo o compromisso no processo de aceleração para uma circular.
A nossa rúbrica…
Fiquem atentos!
[vc_btn title=”Restantes emissões” color=”success” link=”url:https%3A%2F%2Fessenciadoambiente.pt%2Fporto-canal%2F”]