Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Descubra receitas de Natal para um zero desperdício nesta quadra festiva!

Com o objetivo de combater o desperdício alimentar e de alertar para a urgência de se reduzir o consumo excessivo, a equipa da Essência – Comunicação Completa foi desafiada a desenvolver receitas de natal que tenham por base aproveitar as sobras desta época festiva. Os resultados foram surpreendentes!

FARRAPO VELHO

Começamos por lhe apresentar aquela receita mais tradicional quando falamos em sobras de Natal. O famoso farrapo velho ou como muitos lhe chamam: roupa velha. Para confecionar esta iguaria, que não pode faltar na mesa do Dia de Natal basta usar as sobras da noite de consoada: bacalhau, pencas, grelos, batatas cozidas, alhos e azeite. Para esta receita formidável, deixe refogar os alhos laminados em bastante azeite, depois junte o bacalhau desfiado, sem espinhas, as pencas e as batatas partidas em pequenos pedaços e envolva tudo. Coloque o preparado em lume brando por uns minutos, mexendo, de vez em quando, para não torrar. Se tiver o hábito de comer outros legumes ou polvo no dia 24 de dezembro, pode também usar as sobras nesta receita.

BACALHAU COM BROA E GRELOS

Um prato que nunca falha! Comece por desfiar o bacalhau e, ao mesmo tempo, vá retirando as espinhas. Depois, coloque numa frigideira: azeite, cebolas e alhos picados. Deixe refogar e acrescente o bacalhau. Retire o preparado e, no azeite onde colocou o bacalhau, esfarele a broa com as mãos e coloque bacon partido aos bocadinhos. Deixe cozinhar e junte novamente o bacalhau, até tudo ficar envolvido.

Para o acompanhamento final, pegue nos grelos cozidos que sobraram e faça um esparregado. Acompanhe com batatas a murro e garantimos que não se vai arrepender.

OMELETE DE POLVO

É daquelas pessoas que também não vive sem polvo no Natal? Pois bem, se ficar a sobrar temos a solução: faça omelete de polvo! A receita é do mais simples que há. Corte os tentáculos aos pedaços, depois bata cerca de três ovos e acrescente o polvo ao preparado. Depois é só colocar na sertã e “voilá”.

EMPADA DE BACALHAU OU DE PERU

Dependendo do menu da noite de consoada, o bacalhau ou o peru vira empada. Para esta receita absolutamente deliciosa, faça um preparado com as sobras e misture tudo. Sugerimos que coloque também queijo ralado para daquele toque divinal. Coloque o preparado em massa quebrada e leve ao forno até ficar alourado. Depois é só acompanhar com salada e arroz, caso pretenda. E não se esqueça de colocar especiarias por cima para decorar.

BACALHAU COM BROA E CEBOLADA

Desta vez, sugerimos um prato muito idêntico, mas com um sabor inigualável. Para esta receita de bacalhau com broa e cebolada, precisa de cortar as cebolas em rodelas muito finas e colocá-las numa frigideira com azeite. Depois, coloque folhas de louro e, em lume brando, deixar as cebolas cozinharem até estarem macias e translúcidas.

Num tabuleiro colocar as batatas a cobrir todo o tabuleiro e por cima cobrir com bacalhau desfiado. De seguida, colocar a cebolada e o azeite por cima desta mistura. Esfarelar a broa com as mãos e cobrir toda a superfície da travessa com a broa. Colocar, também, azeitonas no topo. Leve ao forno cerca de 30 minutos, a 200ºC, até a superfície alourar.

PICADINHO DE NATAL

Esta receita é para todos aqueles que não abdicam de um bom assado no Dia de Natal. Seja de peru, porco, cabrito ou vitela o importante é não desperdiçar. Aproveite as sobras de carne e pique tudo. Se tiver mais do que um tipo de carne, pode juntar. Junte cebola, alho, o resto dos legumes que sobrarem das refeições anteriores partidos em pedaços bem pequeninos, azeite, tomilho e açafrão da índia e deixe saltear. Se tiver sobrado batata e ovo cozido, faça uma esmagada grosseira e coloque em camadas intercaladas com a carne picada. Depois leve ao forno a gratinar. Se não sobrou batata pode sempre juntar o preparado da carne com arroz branco, massa cozida ou envolver em massa folhada.

LASANHA DE BACALHAU

Para os amantes de uma boa lasanha, sugerimos uma receita um pouco diferente do habitual: lasanha de bacalhau. Depois de desfiado o bacalhau, numa panela junte o azeite, a cebola, o alho, o alho francês e a cenoura. Podem, também, acrescentar outros legumes que tenham sobrado. Mas reserve as couves. Depois de alourar o preparado anterior, junte o bacalhau desfiado e as couves. Cozinhe a massa de lasanha. Depois, num recipiente retangular, faça uma camada da massa, outra do recheio e repito as camadas. Finalize com o molho bechamel e com queijo parmesão ralado e leve ao forno a 180°C durante 30 minutos.

FOLHADO DE QUEIJOS E FRUTOS SECOS

Para aproveitar os queijos e frutos secos que sobram, sugerimos que faça este folhado delicioso. Em primeiro lugar, precisa de massa folhada. Estenda a massa, corte em formato de círculo e barre o fundo com um pouco de doce. Depois, para o recheio são precisos queijos diversos, frutos secos e para aquele toque divinal coloque tomilho por cima. Depois é só embrulhar. Pincele a massa com gema de ovo batida e leve ao forno cerca de 15 minutos ou até a massa estar dourada.

Não se esqueça de acompanhar com doce a gosto e decorar com frutos secos.

PANQUECAS DE BANANA E AVEIA COM FRUTOS SECOS/CRISTALIZADOS

E para finalizar uma bela sobremesa! Para um aproveitamento dos frutos secos e frutas cristalizadas, faça panquecas de banana e aveia. A receita é muito simples, é só necessário juntar duas bananas, dois ovos, meia caneca de aveia em flocos (ou farinha de aveia) e uma colher (sopa) de canela. Envolva todos os ingredientes até chegar à consistência certa da massa. Depois passe tudo com a varinha ou no liquidificador. No fim, juntar os frutos secos e mexer. Depois, unte uma frigideira com um pouco de azeite e leve ao lume até aquecer. Coloque e massa na frigideira e fica com a receita finalizada.

Agora é a sua vez de fazer uma receita com as sobras de Natal, para um zero desperdício nesta quadra festiva. É fundamental que incuta estes hábitos e comportamentos na sua rotina para ser possível caminharmos para um mundo mais sustentável, pois, infelizmente, muitos atos inconscientes que por vezes temos na nossa rotina alimentar prejudicam o ambiente.