Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Descarbonização: EDP reforça compromisso com a sustentabilidade ambiental

EDP-SUSTENTABILIDADE-ESSENCIA-AMBIENTE

Com o objetivo de estar alinhada com as exigências da ciência climática e ser um contributo relevante para conter o aumento da temperatura média do planeta a 1,5ºC, a EDP – Comercial reforça as suas metas de descarbonização ao reduzir as emissões em 98%, até 2030.

Por outro lado, uma outra meta reforçada envolve as emissões indiretas de CO2, que também irão diminuir em 50%, até 2030. Uma ambição suportada pela crescente produção de energia a partir de fontes renováveis que representa 81% da eletricidade gerada pela EDP, em paralelo com a progressiva desativação das centrais a carvão do grupo.

De acordo com a EDP “estes contributos serão decisivos para combater as alterações climáticas e promover a neutralidade carbónica num planeta mais sustentável.”

METAS VALIDADAS PELA SCIENCE BASED TARGET INITIATIVE

A Science Based Target initiative – SBTi, organização que avalia e aprova as iniciativas das empresas para uma economia de baixo carbono e para o combate às alterações climáticas, analisou a revisão das metas da EDP, reconhecendo que a estratégia de descarbonização da EDP está alinhada com a trajetória definida pela ciência de conter o aumento da temperatura média global a 1,5ºC.

Compromissos que consolida a ambição da EDP em ser 100% verde, até 2030, e totalmente neutra em carbono, até 2030, tal como previsto no seu plano estratégico. Desta forma, será necessário investir 24 mil milhões de euros em projetos que contribuam para a transição energética e por duplicar a capacidade de produção de energia eólica e solar nos próximos cinco anos.