Para a Decathlon, o ecodesign é algo essencial na conceção dos seus produtos. “Na Decathlon, não só projetamos produtos desportivos de alta performance, assim como as nossas equipas estão comprometidas em criá-los e produzi-los de forma o mais ecologicamente possível.”, revela a marca.
O SIGNIFICADO DE ECODESIGN PARA A DECATHLON
Este princípio ambientalmente responsável é uma abordagem que visa reduzir o impacto ambiental de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida, através de vários processos que preservam as suas qualidades de utilização.
Para ajudar os consumidores a fazerem escolhas responsáveis, além de adotar uma abordagem de ecodesign, a Decathlon tem vindo a atribuir uma classificação ambiental a alguns dos seus produtos. Estas classificações permitem comparar o impacto ambiental de produtos dentro da mesma família, por exemplo, a família de t-shirts de manga curta.
Uma classificação ambiental (A a E) é exibida nos produtos avaliados. Este sistema de classificação, usado anteriormente em eletrodomésticos, está a ser expandido para outros produtos com base em cálculos dos engenheiros de produto, para permitir que possa comparar o seu impacto ambiental. Esta classificação é calculada com base em todo o ciclo de vida do produto.
Os princípios do ecodesign podem ser aplicados a vários aspetos de um produto. Esses princípios foram criados para reduzir o impacto ambiental do produto, como é o caso do algodão orgânico, do fio, do tingimento por solução e poliéster reciclado.
A missão da marca é tornar os benefícios do desporto acessíveis ao maior número possível de pessoas, mas de forma sustentável. É por isso que a Decathlon se comprometeu a criar produtos usando uma abordagem de ecodesign. Atualmente, mais de 400 produtos ecodesenhados estão disponíveis nas lojas e no site. No entanto, representam ainda apenas uma pequena fração do catálogo total de produtos.
O objetivo é desenhar 100% dos novos produtos usando uma abordagem de ecodesign, reduzindo assim o impacto no ambiente.
SEGUNDA VIDA DOS PRODUTOS
Mas a marca não se fica por aqui e tem à disposição dos consumidores artigos de “Segunda Vida”. São artigos de exposição, devolvidos ou danificados, que foram verificados por técnicos formados e reparados, em caso de necessidade, ou revistos e colocados novamente à venda, para que possam ganhar assim uma segunda vida.
Excelentes soluções que tornam o dia a dia dos consumidores cada vez mais eco-friendlys. São necessárias mais iniciativas das marcas para ser possível todos caminharmos num sentido mais verde, rumo à sustentabilidade ambiental do planeta.