Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Critical Software alia-se à MONTIS para reflorestar Viseu

floresta-montis-essencia-ambiente

Alinhado com o seu compromisso de promover práticas sustentáveis entre os colaboradores, a Critical Software, empresa portuguesa de tecnologia e software para sistemas críticos, juntou-se à MONTIS, Associação para a Gestão e Conservação da Natureza, e à Junta de Freguesia de Carvalhais, para ajudar na reflorestação da floresta após os incêndios, na zona de São Pedro do Sul. Na ação, os participantes plantaram mais de 530 árvores nesta zona.

Inês Pinto, Project Management Support da Critical Software, e uma das responsáveis pela organização do evento, refere que “perante a atual crise climática e os incêndios florestais que têm assolado Portugal, procurámos contribuir na reflorestação da zona de São Pedro do Sul.” Salientando que “o resultado revela um total alinhamento com decisões ao nível estratégico da empresa. Estamos certos que outras iniciativas surgirão para continuar a ajudar Viseu a melhorar ecossistemas degradados”.

Já João Freitas, Biólogo da MONTIS, não deixa de salientar que “a MONTIS produz biodiversidade através da gestão sustentável de terrenos, promovendo a conservação de espécies autóctones enquanto tenta gerir o risco de fogos florestais. Após os incêndios na região de Carvalhais, a paisagem ficou dominada por giesta (Cytisus striatus).” Frisando que “estas paisagens monótonas representam uma menor diversidade de habitat e têm menor capacidade de suportar biodiversidade. Além disso, representam um maior risco de incêndio, com muita matéria combustível e dificultando o acesso ao combate. Ações de plantação com árvores nativas (Quercus robur), como a que decorreu no dia 21 de outubro, com recurso a técnicas de mobilização de solo e com plantas da melhor qualidade, produzidas por via vegetativa, são fundamentais para criar um mosaico de habitats que suporte mais biodiversidade”.


Adriano Azevedo, presidente da Junta de Freguesia de Carvalhais, acrescenta, ainda, que “a parceria estabelecida entre a Critical Software, a Junta de Freguesia de Carvalhais e a MONTIS constitui um relevante contributo para a reflorestação do Baldio de Carvalhais e, simultaneamente, é uma “mais-valia” na recuperação de áreas verdes com espécies nativas como é o caso dos carvalhos (Quercus robur), melhorando ecossistemas degradados. Acrescento que a Responsabilidade Social da Critical Software foi notória – tendo plantado com sucesso 530 árvores.”


Além deste programa, a Critical Software conta com mais iniciativas para impactar a comunidade de forma positiva, como a monitorização e redução do consumo de água, instalação de hortas comunitárias para promover o contacto com a terra nos escritórios e a redução do consumo e microgeração de energia para que o consumo seja 100% renovável.

Excelentes ações em prol não só do ambiente, mas também da sociedade ao promover a união e a solidariedade com iniciativas de sensibilização e educação ambiental.