Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Central Solar Fotovoltaica – Cottonanswer

António Santos, CEO da Cottonanswer, foi nosso convidado na rúbrica Essência do Ambiente, no Porto Canal. Em destaque esteve esta empresa têxtil que decidiu implementar na sua unidade industrial, localizada em Barcelos, uma central solar fotovoltaica e um sistema de iluminação LED que vão dar resposta às suas necessidades energéticas. O investimento de 1,5 milhões de euros deverá estar concluído em janeiro de 2022.

Com uma potência total a instalar de 718,2 kWp e um total de 1569 painéis solares fotovoltaicos, esta central solar fotovoltaica vai permitir uma produção anual de 976 MWh e uma redução de 459 toneladas de CO2. Vai, ainda, permitir ligar nas instalações um total de 632 equipamentos LED, o que resultará numa redução de 92 MWh de consumo energético. Para que isto seja possível, está a ser substituída a cobertura em fibrocimento por um painel sandwich, melhorando todo o ambiente e segurança nas suas instalações.

A Cottonanswer tem já em curso outros projetos que contribuem para a redução de desperdícios e para uma economia mais circular. Sendo uma indústria têxtil, implementaram soluções que permitem o reaproveitamento térmico e a reciclagem da água de forma a diminuírem o consumo de água por cada peça produzida. Também, os resíduos têxteis são aproveitados para a produção de novo material.

Mas a empresa não se fica por aqui em matéria sustentável. Investiu, ainda, na instalação de uma central de Biomassa. Com recurso a materiais biológicos, madeira proveniente de áreas ardidas, resíduos florestais, folhas de palma, entre outros, consegue produzir vapor substituindo os combustíveis fosseis. Dispõe, ainda, de uma ETA interna – Estação de Tratamento de Águas – para o tratamento de águas processuais, para posterior descarga no coletor das Águas de Barcelos, com quem existe uma parceria de estratégia ambiental.

A nossa rúbrica…

Não basta ter valor. É necessário comunicar valor. E o valor ambiental das marcas portuguesas é muito elevado, mas ainda muito pouco conhecido, por isso, ao longo dos próximos meses vamos dar palco e voz a projetos e práticas sustentáveis, contribuindo para a consciencialização e para a mudança comportamental.

Fiquem atentos!

[vc_btn title=”Restantes emissões” color=”success” link=”url:https%3A%2F%2Fessenciadoambiente.pt%2Fporto-canal%2F”]