Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Continente com campanha “Fora da Caixa” em prol da sustentabilidade

campanha-continente-fora-da-caixa-essencia-ambiente

O Continente tem apostado na melhoria das embalagens de marca própria, através da adoção de princípios de ecodesign, como a preferência por materiais reciclados e recicláveis. Exemplo disso, é a campanha “Fora da Caixa” que desafia os portugueses a sugerirem melhorias para as embalagens dos produtos de marca própria.

Desta forma, através desta campanha, os consumidores que queiram sugerir alterações às embalagens Continente, ou até mesmo à forma como os produtos estão expostos em loja, para tornar a marca mais sustentável, já o podem fazer na plataforma criada para o efeito: a “Fora da Caixa”.

UMA INICIATIVA AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL E INCLUSIVA


Além de poder deixar as suas ideias, é possível conhecer todas as medidas já implementadas pelo Continente nos seus produtos. As ideias submetidas na plataforma que resultem mesmo em novas embalagens poderão chegar às lojas com o nome do autor identificado no packaging. 

De acordo com Ana Alves, Diretora Comercial de Marcas Próprias da Sonae MC, “o Continente tem vindo a trabalhar em diversas medidas no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos, contando com um grupo de trabalho multidisciplinar focado no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis – que junta às nossas equipas os nossos fornecedores, parceiros como a Sociedade Ponto Verde e, agora, consumidores. Porque sentimos os consumidores cada vez mais envolvidos – desde os produtos em si até aos sacos e recipientes em que os transportam –, é natural que queiramos escutar o que têm para nos sugerir.”

A mesma salienta que “nos últimos anos temos feito várias alterações às nossas embalagens para eliminar os materiais desnecessários, melhorar a sua reciclabilidade, e incorporar materiais reciclados; acreditamos que, em conjunto com os consumidores, podemos fazer a diferença. Todos os dias recebemos questões e sugestões de quem contacta diretamente com as nossas embalagens, mas agora quisemos criar um espaço próprio para esta missão”.

Em 2020, o Continente alcançou um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem por ano. Além das toneladas de plástico virgem eliminadas (entre eliminação de plástico considerado desnecessário e substituição de material virgem por reciclado), a marca substituiu, ainda, 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade (como o PVC) por outros materiais mais fáceis de reciclar (como o PET) dos seus produtos.

Atualmente, mais de 73% das referências de marca própria já são 100% recicláveis. Também outras áreas como a redução do desperdício alimentar, energia, transporte, entre outros, fazem parte das preocupações da Sonae MC com vista a diminuir a pegada ambiental da sua atividade. 

O “Fora da Caixa” pretende, assim, acelerar a transição para uma economia circular em plásticos e em embalagens. Contudo, só com um esforço coletivo e compromisso de todos é possível alcançar um futuro verdadeiramente mais sustentável e esta iniciativa vem demonstrar isso mesmo.