“Traga vazia, leve cheia. Reutilize a sua embalagem”. Este é o mote da campanha do Continente que permite que as pessoas levem produtos de charcutaria e de take away dentro de caixas que têm em casa. A campanha arrancou o ano passado, em formato piloto, no Continente Modelo de Vila do Conde, Continente Vasco da Gama e Continente Gaiashopping, mas está agora disponível em todas as lojas.
Os clientes podem levar as suas próprias caixas ou podem comprar uma das três caixas herméticas disponíveis nas secções de charcutaria e de take away, evitando assim o uso desnecessário de plástico que é habitualmente descartado.
ESTRATÉGIA PARA O USO RESPONSÁVEL DE PLÁSTICO
De acordo com Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular da Sonae MC, “o Continente, enquanto líder no retalho em Portugal, tem implementado várias iniciativas que proporcionam aos clientes a adoção de processos de compra mais sustentáveis, usando embalagens reutilizáveis em alternativa às embalagens descartáveis.” Salientando, “seguindo a nossa estratégia para uma utilização mais responsável do plástico, assumimos o compromisso interno de aumentar os níveis de reutilização nas nossas lojas. Na sequência deste compromisso, propusemo-nos a ser pioneiros em todas as iniciativas de reutilização a acontecer em Portugal.”
Atualmente, os clientes Continente nas secções das frutas, dos legumes e da padaria podem trazer de casa os seus sacos ou comprar os que estão para venda, concebidos para muitas reutilizações.
Em 2020, o Continente alcançou um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem, um valor que representa um crescimento de 90% em relação às 2,2 mil toneladas ao ano, anunciadas anteriormente.
Para dar resposta à problemática do plástico, a marca substituiu, ainda, 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade por outros materiais mais fáceis de reciclar, como o PET, dos seus produtos. Atualmente, 70% das referências de marca própria já são 100% recicláveis.
Excelentes exemplos que nos permitem ver o futuro do planeta de uma outra forma. Ser um agente ativo na promoção de hábitos de consumo conscientes torna-se primordial. O compromisso deve ser coletivo!