A Universidade Nova de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL – Grupo Águas de Portugal para consumir, exclusivamente, água da torneira nas áreas comuns das suas Faculdades, na cidade de Lisboa. O objetivo? Adotar mais medidas de responsabilidade ambiental. Esta iniciativa da EPAL é dirigida às entidades públicas e privadas da capital e desafia a consumirem água da rede pública nas suas instalações, disponibilizando-a nas suas áreas comuns como salas de reuniões, áreas de coffee break e refeitórios.
A água da torneira é um dos produtos mais controlados, sendo sujeita a mais de 300 mil análises por ano, efetuadas em Laboratórios dotados de tecnologia avançada, apresentando uma conformidade legal exemplar.
O QUE MUDA NA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA COM ESTA INICIATIVA
A Universidade Nova de Lisboa passa, agora, a dispor de jarros de vidro e garrafas nas suas áreas comuns, possibilitando o acesso universal à água da torneira. Ao longo deste e do próximo ano serão também instalados, em diversos recintos, bebedouros para que estudantes, docentes e investigadores possam beber água e fazer o refill das suas garrafas, passando, também, a mensagem da confiança na qualidade da água da rede pública a todos os que vêm estudar ou ensinar na capital.
Esta adesão reúne agora todas as Unidades Orgânicas sedeadas em Lisboa, representando, pela mudança de comportamentos para hábitos mais amigos do planeta e pela redução da pegada ecológica, um contributo significativo para o Pacto Ecológico Europeu e para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Esta campanha da EPAL conta já com cerca de 300 entidades aderentes, abrangendo o Estado e outras entidades oficiais, Empresas, Hospitais, Hotelaria e Restauração, Centros de Congressos, Universidades, Escolas e IPSS, promovendo o consumo sustentável e universalmente acessível e a eficiência de recursos, fulcral para uma economia de baixo carbono.