A 5 de junho de 2020, Dia Mundial do Ambiente, nasceu a Essência do Ambiente, um blog dedicado aos temas do ambiente e da sustentabilidade com o objetivo de dar palco e voz a projetos e práticas sustentáveis, contribuindo para a consciencialização e para a mudança comportamental de crianças, jovens e adultos.  E de forma a assinalar um ano a comunicar bons projetos na área ambiental, preparamos um momento de reflexão ao qual o convidamos a juntar-se. A Conferência: “Serei mesmo verde? Uma reflexão empresarial e social” irá promover a partilha de experiências e trazer a debate temas como o ecodesign, a produção sustentável, os ecoeventos, o posicionamento das empresas face aos desafios ambientais, o uso sustentável de recursos, os desafios e as oportunidades do digital na sensibilização ambiental, o planeamento territorial e o futuro da educação ambiental. Destacaremos, ainda, projetos ambientais que marcaram a diferença pelo seu contributo social.
Os agentes de mudança somos todos nós – cidadãos, empresas, instituições – mas só com a implementação de um esforço coletivo podemos alcançar um futuro verdadeiramente mais sustentável.
Um projeto de assinatura Essência – Comunicação Completa!

Promotor

Patrocinadores Gold

zoomout-01
AdB png
logotipo branco cast-01
AdM png
logo_aguapacosferreira

Programa preliminar

9h00 | Abertura

9h10 | O papel da floresta na nova economia verde | Vítor Poças, Presidente da AIMMP

“Um país que não acautela um dos seus recursos mais importantes, como é a floresta, está a fazer gestão ruinosa”. Apelando a uma maior consciencialização do país para uma gestão adequada da floresta, considera que o potencial da floresta, em Portugal, não está a ser valorizado, traduzindo-se em escassez de matéria-prima, o que faz com que haja uma crescente importação de madeira.

9h30 | Os desafios da Economia Circular no desenvolvimento territorial | José António Lopes, CEO ad quadratum arquitectos

É fundamental que durante a projeção e construção de planos arquitetónicos de desenvolvimento dos espaços, que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, se tenha em atenção os recursos e natureza do meio ambiente envolvente, de forma a criar um espaço sustentável e ecologicamente equilibrado.

9h50 | O papel das empresas no uso consciente dos recursos naturais | Joaquim Santos Silva, COO Tipografia Lessa

Proteger os recursos naturais deve fazer parte das medidas que são tomadas no âmbito da responsabilidade social e ambiental das empresas. O planeta oferece-nos recursos naturais renováveis e não renováveis, no entanto é necessário que se faça uma gestão e uso consciente dos mesmos, caso contrário, a sobre-exploração traz consequências ambientais negativas, como a extinção de espécies, a contaminação de solos e da água, diminuição da qualidade dos recursos, entre outras.

10h10 | O posicionamento das empresas face aos desafios ambientais | Cátia Santana, Project Officer - Center for Business Innovation da Porto Business School

É necessário que as empresas avaliem o impacto que têm nos ecossistemas e nas comunidades onde estão inseridas. É fundamental alinharem os interesses comerciais à responsabilidade ambiental e social. O facto de adotarem medidas sustentáveis permite que tenham uma pegada ecológica positiva e que sejam bem-vistas pelo público, que muitas das vezes escolhe produtos/serviços de empresas eco-friendly em detrimento de outras.

10h30 | Ecodesign e Produção Sustentável | Salete Peixinho, Interior and Product Design na Associative Design

Produtos sustentáveis que abrangem normas ecológicas desde a conceção, o desenvolvimento, a distribuição/transporte, e a reciclagem. Visa a utilização de materiais biológicos, reduzir o impacto ambiental aquando da produção dos mesmos e maximizar a utilização e as funções dos produtos. É um conceito essencial para uma economia circular.

10h50 | Intervalo

11h00 | Ecoeventos | Sara Fernandes e Vitor Pereira, Técnicos Superiores da DAIPO - LIPOR

Este tipo de eventos põe em prática ações que contribuem para minimizar os impactos e para a proteger o ambiente. Permitem ainda disseminar práticas de desenvolvimento sustentável e alimentar mudanças de comportamentos.

11h20 | Gestão da Água em Portugal: o papel das concessões | Luís Vasconcellos, Administrador da Plainwater Serviços SGPS e Presidente da Águas de Barcelos, Águas de Paços de Ferreira e Águas do Marco

Sendo a água um recurso essencial para a vida do planeta, é necessário otimizar e planear a sua utilização para garantirmos a sua boa qualidade e assegurar as nossas necessidades e as das gerações futuras.

11h40 | Sensibilização Ambiental: desafios e oportunidades do digital – caso real | Diogo Navarro, Diretor de Comunicação Águas de Barcelos

Um dos maiores desafios dos tempos modernos é a preservação do meio ambiente com vista à sustentabilidade das gerações futuras. Desta forma, a sensibilização dos cidadãos, que têm um papel ativo e preponderante nas questões ecológicas, é essencial para atingirmos um futuro mais sustentável.

12h00 | Marketing Verde | Carlos Brito, Vice-Reitor da Universidade Portucalense

Criar estratégia de marketing focadas em comportamentos e ações que garantam a sustentabilidade ambiental é um dos desafios das empresas. Da produção à divulgação tudo tem de estar alinhado com um compromisso de responsabilidade ambiental verdadeiro e com impacto positivo no planeta.

12h20 | Educação Ambiental: uma estratégia de futuro | Joaquim Ramos Pinto, Presidente da ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental

A consciencialização da necessidade de preservar o meio ambiental é fundamental para o sucesso ecológico do planeta. Desta forma, é essencial falar sobre as problemáticas ambientais junto de todos os públicos, para que possam existir mudanças de atitudes e comportamentos que sustentem um desenvolvimento sustentável quer para as gerações atuais, quer para as gerações futuras.

12h40 | Reconhecimento: projetos que fazem a diferença!

Queremos fazer parte da mudança e juntos vamos construir um futuro mais sustentável!