Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Conferência Ibérica LIFE+ INVASAQUA reflete sobre as Espécies Exóticas

conferencia-especies-exoticas-essencia-ambiente

Com o objetivo de dar continuidade ao destaque das Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas realizou-se a II Conferência Ibérica de Jovens do projeto “LIFE+ INVASAQUA”. Esta iniciativa reuniu, em Allariz, Ourense, na Galiza, alunos e professores de Portugal e de Espanha. O intuito? Promover a partilha de ideias e a criatividade permitindo aos jovens, não só apresentar os trabalhos desenvolvidos, mas também aprofundar a temática das Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas, de forma criativa e inovadora. Uma conferência organizada pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental em parceria com a ADEGA – Associação para a Defesa Ecológica de Galiza.

ATIVIDADES DESTACADAS NO EVENTO

No evento, estiveram presentes 43 alunos portugueses, do 3.º ciclo, acompanhados por 10 professores portugueses, 15 alunos e 3 professores espanhóis. Ao longo dos três dias, foram desenvolvidas atividades muito diversificadas:  pesca elétrica, identificação de espécies exótica invasoras, assim como de árvores e plantas e atividades do Projeto Rios.

A pesca elétrica consistiu na captura de espécies de peixes através de descargas elétricas no rio. O objetivo foi a observação e biometria dos animais capturados. Através de um passeio pela propriedade REXO foram identificadas e inventariadas espécies de flora exótica invasora, permitindo, assim, a identificação de Espécies Exóticas Invasoras.

Já as atividades do Projeto Rios consistiram na avaliação da qualidade ecológica do troço de um rio através da utilização de bioindicadores e foram, ainda, realizadas caminhadas ao longo da propriedade de REXO que permitiu identificar e inventariar espécies de vegetação, como árvores e plantas.

Para além destas atividades, o evento teve como finalidade a preparação de uma comunicação dos problemas ambientais produzidos pelas Espécies Exóticas Invasoras, por parte dos alunos. Desta forma, cada grupo elaborou um pequeno trabalho que foi exibido aos restantes participantes da conferência. Todos os grupos prepararam uma breve comunicação de cinco a sete minutos demonstrando, através de uma apresentação, o trabalho realizado no âmbito do projeto “LIFE+ INVASAQUA”. Foram preparados outros materiais como: cartazes, podcast, iconográficos e um vídeo, todos os materiais foram exibidos no local da conferência.

Um excelente projeto que visa contribuir para a redução dos impactos negativos das Espécies Exóticas Invasoras na biodiversidade através do aumento da sensibilização do público, da formação nos setores envolvidos e da criação de ferramentas para um sistema eficiente de gestão do seu impacto em ecossistemas de água doce e estuarinos.