Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Concurso de banda desenhada desafia à reflexão sobre o ambiente e a sustentabilidade

concurso-banda-desenhada-essencia-ambiente

Conscientes da importância do processo participativo como ferramenta pedagógica, lançamos o concurso de Banda Desenhada sob o tema “Proteger o ambiente também é coisa de criança!”. A iniciativa é dirigida a todos os alunos dos cursos de Design ou equiparados, de nível secundário ou superior, e o vencedor será premiado com uma viagem ao Comics Art Museum (Bruxelas).

A ação tem como propósito fomentar a criatividade ao mesmo tempo que pretende sensibilizar a comunidade educativa para os desafios e problemas do ambiente e da sustentabilidade. O concurso tem, ainda, como objetivo valorizar o design e a arte como forma de expressão que deve ser usada como complemento na educação ambiental.

Os participantes são convidados a criar a Banda Desenhada infantil recorrendo a um guião previamente disponibilizado e tendo como base as mascotes da Essência do Ambiente – a Híris e o Eco. Ao longo da história, a menina e o seu amigo coala vão ajudar os mais novos a entenderem os desafios do ambiente e da sustentabilidade, numa aventura que irá fazer (re)pensar o impacto das nossas ações no futuro do Planeta. Esta dupla de amigos, através da sensibilização e educação ambiental, pretende ser, assim, um contributo para a renovação de ideias, um elo de ligação para a mudança comportamental e integração das diferentes dimensões da natureza. Pois simbolizam a sustentabilidade no seu todo – o respeito pelo planeta e pelo outro. Sob o tema “Proteger o ambiente também é coisa de criança!”, a Banda Desenhada final tem como público-alvo as crianças entre os 6 e os 10 anos.

A participação no concurso é individual e só serão aceites trabalhos inéditos. Todos os interessados poderão inscrever-se no concurso, até 31 de maio, no site da Essência do Ambiente, onde também poderão consultar o regulamento de participação. Posteriormente, os trabalhos a concurso poderão ser entregues até 31 de agosto e o vencedor será conhecido no dia 25 de setembro. Os jurados avaliarão os trabalhos com base em critérios como originalidade, respeito pelo tema, criatividade e adequação ao público-alvo.

Conheça os resultados do concurso aqui!