Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Comunidades REUSE: LIPOR desperta comunidade para a reutilização de bens e materiais

Llipor-reuse-comunidades-reuse-essencia-ambiente

A LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto desenvolveu o Projeto “Comunidades REUSE”, financiado pelo Fundo Ambiental. O objetivo? Impulsionar a transição para uma economia regenerativa de recursos e promover a consciência ambiental na região.

Sob a inspiração “o que para muitos é resíduo, para nós é um recurso”, o Projeto “Comunidades REUSE” foi concebido com o intuito de criar comunidades circulares, sustentáveis e colaborativas. A missão foi clara: aumentar a perceção do valor da reutilização, prolongar a vida útil de bens como vestuário, equipamentos eletrónicos e mobiliário, maximizando a retenção do seu valor na área de influência da LIPOR. O projeto esteve em curso no período de outubro de 2022 a novembro de 2023.

PRÁTICAS DE REUTILIZAÇÃO DO PROJETO “COMUNIDADES REUSE”

O ponto de partida consistiu na realização do estudo “REUSE+SOCIAL”, envolvendo ativamente 45 Organizações locais, como IPSS, Juntas de Freguesia, Associações e similares, o que permitiu aprofundar o conhecimento sobre as práticas de reutilização ao nível local e definir modelos de colaboração para expandir boas práticas e promover a cooperação em rede, fomentando a criação de comunidades circulares.

Foram levadas a cabo variadas iniciativas no âmbito da Sensibilização e Capacitação, dirigidas a diversos públicos. Destacam-se a nova formação da Academia LIPOR “Comunidades Circulares – A Reutilização de Bens e Materiais”; as visitas ao Centro de Recuperação e Reutilização da LIPOR; os workshops temáticos; as ações envolvendo voluntariado ambiental e o evento “REUSE Talk”, totalizando 57 ações e envolvendo diretamente 1.621 participantes.

Com o projeto também se impulsionou as práticas de Upcycling. Ao todo, desenvolveram novos produtos, como estojos, pastas e cadernos, com qualidade e design atrativo, reutilizando cerca de 168 kg de materiais obsoletos como telas publicitárias, folhetos e brochuras. A produção esteve a cargo da CAIS Recicla, apoiando pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Também a campanha de comunicação “Reutilizar Muda Tudo” permitiu elevar a abrangência do projeto, alcançando mais de 338.207 pessoas digitalmente. Para inspirar as mudanças de comportamento, a cooperação e a disseminação de práticas sustentáveis, a LIPOR publicou e divulgou um Guia Digital de Boas Práticas de Redução e Reutilização e criou um stand expositivo itinerante que permitiu levar mais além a mensagem que “Reutilizar é mudar a perceção que temos dos materiais usados, é valorizá-los e dar-lhes numa nova vida!”