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Compromissos com a sustentabilidade em destaque em talk online

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No âmbito do Ciclo ‘O desafio da Sustentabilidade’, a Fundação AEP promoveu, a 11 de abril, uma talk online onde o foco esteve nas boas práticas e dos compromissos relacionados com as políticas ambientais, sociais e de governança. A iniciativa abordou o tema ‘Como reportar os compromissos ao nível das políticas ambientais, sociais e de governança? As boas práticas, e contou com testemunhos empresariais que demonstram as boas práticas de sustentabilidade nas PME nacionais. A moderação esteve a cargo de João Luís de Sousa, Diretor da Vida Económica. 

Sofia Salgado, Administradora da Fundação AEP, reforçou o compromisso da Fundação AEP com a temática da sustentabilidade, que envolve a dimensão económica, financeira, de governance, social e ambiental, e que exige ação e atenção de cada cidadão, temáticas que esta talk trouxe a debate e reflexão.

Na visão das instituições financeiras face à sustentabilidade, em especial do setor bancário, a oradora Filipa Saldanha, Diretora do Gabinete de Sustentabilidade do Crédito Agrícola, destacou a importância do sistema bancário, e da reestruturação da sua oferta, na aceleração da transição para uma economia mais resiliente e sustentável, no que toca ao volume de investimentos que possam apoiar a transformação de setores chave para o ambiente e para o setor social. Bem como para alcançar e cumprir a Agenda 2030 e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, orientando recursos financeiros para projetos e empresas que estejam relacionadas com o desenvolvimento sustentável.

Cecília Meireles, da Cerejeira Namora, Marinho Falcão Advogados, trouxe à reflexão a assimetria de informação em relação a temas, regulamentação e a obrigações de complience que vão surgindo no tecido empresarial, em particular nas PME’s. Salientou também a transversalidade das matérias de sustentabilidade, sendo este um setor comum aos vários departamentos organizacionais, tendo os mesmos obrigação de dar resposta imediata e tecnicamente sólida às várias temáticas de sustentabilidade. Destacando ainda que, para além das obrigações de sustentabilidade ambiental, também ao nível social e de governance têm existido avanços ao nível da legislação nacional e de compliance, que têm de passar a existir em todo o tipo de organizações e de estar refletidos nos seus reportes.

Abordando os desafios ambientais, mas também sociais, Rui Pedroto, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, reforçou a necessidade de apreensão por parte do tecido empresarial de que, para além do seu intuito económico, os agentes empresariais têm de integrar nas suas estratégias preocupações ao nível social, ambiental e da sua governação, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Salientou que é crucial entender que as questões da sustentabilidade são transversais a todos os agentes económicos, e toda a sua cadeia de valor, de grandes e pequenas organizações, sendo crucial identificar os fatores e matérias relevantes e com impacto no seu setor, e que são prioritárias nas suas agendas rumo à sustentabilidade.

Pedro Fernandes, Business Developer da Climate Change APCER, partilhou a sua perspetiva sobre a importância das normativas e da certificação, que permitem direcionar as organizações à implementação de boas práticas. Reforçou ainda o facto de nas cadeias de valor existir uma interligação entre os vários agentes do tecido empresarial, auxiliando a sistematização e implementação das normas, que orientam sobre a estrutura, os critérios e as informações que devem estar incluídas no reporte de sustentabilidade. Destacou também que atualmente as normas existentes são de verificação, que validam a comunicação que é feita nestes reportes.

Paula Guimarães, Diretora de Sustentabilidade da Navigator, trouxe à talk a visão de uma indústria ancorada em recursos naturais, ligada proximamente à questão da sustentabilidade, frisando que ao longo do tempo foi necessária atualização e inovação, olhando para a sustentabilidade como uma oportunidade e como uma vantagem competitiva. Salientou que a entidade que representa tem uma estratégia de gestão responsável de negócio, da qual faz parte a sustentabilidade, existindo um compromisso transversal e mobilizador com o desenvolvimento sustentável, que se espelha em diversas práticas. Destacou a Agenda 2030 da empresa e respetivas prioridades, que se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que vão sendo atualizadas, estando as mesmas representadas nos reports da entidade.

O Ciclo/Desafio da Sustentabilidade é promovido pela Fundação AEP em parceria com a Associação GRACE e a Fundação Manuel António da Mota, contando ainda com o patrocínio da APCER e do Crédito Agrícola, sendo media partner o Semanário “Vida Económica” e o Boletim Portugal Empresarial. 

Este ciclo de debates pretende, a partir de casos concretos, caminhar para uma eficaz disseminação e consciencialização das empresas portugueses sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O objetivo principal é potenciar a cultura de compromisso no que respeita à partilha de soluções de compatibilização da gestão empresarial e a sustentabilidade.