Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

CMIA de Vila do Conde com exposições que sensibilizam para a poluição marinha

exposiçoes-mar-plastico-essencia-ambiente

Com o objetivo de sensibilizar a população para a problemática que são os resíduos plásticos no oceano, assim como contribuir para o aumento da literacia e para uma cidadania responsável, as Exposições “Mar de Plástico” e “Monstros Marinhos” estão patentes no CMIA de Vila do Conde. Exposições, com esculturas desenvolvidas pelo artista Ricardo Nicdealm, que pretendem alertar para o problema do lixo marinho e para a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população.

EXPOSIÇÃO “MAR DE PLÁSTICO”

Desde o “Supermercado de plástico”, do “Peixe contaminado no prato” à “Tartaruga na rede” ou às “Medusas” o que não faltam são instalações artísticas, que podem ser contempladas na exposição “Mar de Plástico”, no CMIA, que fazem com que cada indivíduo reflita sobre a poluição marinha existente.

O “Mar de Plástico”, organizado pela Campanha Ocean Action do CIIMAR, utiliza diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual e sensorial para atrair a atenção dos visitantes, alternando painéis com informação em formato essencialmente gráfico, com objetos artísticos e elementos multimédia.

EXPOSIÇÃO “MONSTROS MARINHOS”

Já os “Monstros Marinhos” constituem um forte impacto visual e são produzidas com plásticos descartados pelos alunos de Artes Plásticas da Escola Superior Artística do Porto e pelo artista Ricardo Nicolau de Almeida que usa unicamente plásticos apanhados das praias para recriar um fundo do mar composto por grandes criaturas imaginárias e assustadoras.

Nesta instalação surge um enorme polvo, anémonas e peixes coloridos, que retratam de forma figurada as novas “espécies” predadoras e invasoras dos meios marinhos.

Excelentes exposições que alertam para os problemas da poluição de plástico no oceano, em diferentes instalações artísticas, infografias e conteúdos científicos. O “Mar de Plástico” e os  “Monstros Marinhos” estão em exibição até ao final de março, de 2023, no CMIA de Vila do Conde e representam um excelente exemplo de como a arte pode ser utilizada na educação e sensibilização ambiental.