A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) continua a celebrar o seu 15.º aniversário e, em junho, lança uma campanha de sensibilização voltada para a limpeza das praias e dos oceanos, intitulada “COMECE A LIMPAR A PRAIA EM SUA CASA!”. Esta iniciativa, promovida pela CIM Alto Minho com o apoio do CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, visa conscientizar a população sobre a importância de adotar bons hábitos em casa para proteger o meio ambiente e o nosso oceano e praias.
A campanha foi lançada a 15 de junho, na abertura da época balnear a norte do país.
A iniciativa conta ainda com o apoio na divulgação, pelos vários meios digitais, dos municípios que compõem a CIM Alto Minho.
A campanha destaca que grande parte do lixo que chega aos oceanos provém de práticas inadequadas nas nossas casas.
HÁBITOS DOMÉSTICOS CONTRIBUEM PARA A PROTEÇÃO DAS PRAIAS E DOS OCEANOS
O objetivo da campanha, que decorrerá nos vários meios digitais, é sensibilizar os habitantes do Alto Minho sobre a necessidade de adotar hábitos domésticos que contribuam para a proteção das praias e oceanos.
Nesse sentido, são destacadas as seguintes recomendações:
- Não despeje resíduos na sanita: Todos os resíduos, como cotonetes, toalhetes, pensos, tampões, algodão, devem ser descartados no lixo e nunca na sanita.
- Não descarte óleo no ralo da pia ou na sanita: O descarte de óleo alimentar nos lavatórios prejudica a vida marinha, bloqueando a passagem de oxigénio e impedindo a chegada de luz solar às algas marinhas. Utilize os oleões disponíveis para descartar o óleo usado.
- Não deite areia do gato na sanita: A areia do gato é altamente tóxica para a vida marinha e pode acabar nos oceanos através do sistema de esgotos.
- Reduza o consumo de plástico: Optar por alternativas sustentáveis aos produtos descartáveis é essencial para diminuir a quantidade de plástico que acaba no oceano.
- Pratique a separação de resíduos: Descartar os resíduos de forma correta, separando-os adequadamente e evitando o descarte na sanita.
Ao adotar estas práticas simples no dia-a-dia, a população pode contribuir significativamente para a redução da poluição dos oceanos e melhorar a qualidade das praias, resultando em verões mais agradáveis e um ambiente mais saudável para todos.
Esta ação realiza-se no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Costeiro Litoral Norte, financiada pelo Mar2030/Portugal2030.