Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Campus da Nestlé recebe certificação pioneira sustentável

nestle-portugal-certificacao-sustentavel

O recém remodelado edifício sede da Nestlé Portugal recebeu a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design gold V4, na categoria Building Design & Construction: Major Renovation. A obtenção desta certificação, pioneira no país na sua categoria, reconhece as melhorias energéticas e de sustentabilidade introduzidas no edifício aquando da sua remodelação total que decorreu entre os anos 2020 e 2021.

Originalmente construído em 1994, nos terrenos da antiga fábrica de cafés torrados TOFA, o atual designado Campus Nestlé, que alberga a sede da Nestlé Portugal, foi desenvolvido sob o conceito “All Together”, potenciador de formas de trabalhar colaborativas, ágeis, flexíveis e digitais. Pensado em 2018, o projeto de remodelação foi totalmente desenvolvido para ser sustentável, quer durante a sua construção, quer agora na sua utilização.

CERTIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL

De acordo com a Nestlé, foi o respeito pela sustentabilidade ambiental que presidiu a esta remodelação, ficando evidenciada no próprio processo de transformação do edifício, manifestando-se nos “materiais utilizados, na modernização das infraestruturas, na reutilização dos materiais previamente existentes e também nas alterações introduzidas no sistema de iluminação, na climatização automatizada e na instalação de painéis solares, permitindo poupanças substanciais nos consumos de energia e uma redução de pelo 25% por ano nas emissões de CO2”.

Alexis Pinheiro, Workplace Solutions Manager, Nestlé Portugal, refere que “a certificação LEED vem precisamente reconhecer e premiar a sustentabilidade das opções tomadas em termos da configuração dos espaços interiores e exteriores, eficiência hídrica e energética, seleção de materiais e qualidade do ambiente, que proporcionam as condições ideais para formas de trabalho mais ágeis e colaborativas, permitindo um melhor equilíbrio do bem-estar físico, emocional e laboral”.

O novo edifício do Campus Nestlé é, atualmente, um espaço com capacidade para retirar vantagens destas sinergias, transformando-as em criatividade e inovação num ambiente onde se vivem os valores da Nestlé, de respeito por nós próprios, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro.

Um excelente exemplo pioneiro em Portugal com vista à sustentabilidade ambiental do planeta. São precisas mais empresas cientes destes valores ambientais no nosso país, para ser possível todos caminharmos num sentido mais verde.