Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Campanha de reciclagem do Electrão reúne 37 mil euros a favor do IPO de Lisboa

electrao-ipo-todos-pelo-ipo-essencia-ambiente

“Todos pelo IPO” a campanha de reciclagem de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, promovida pelo Electrão em colaboração com o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), reuniu um apoio de 37 mil euros. Este valor será agora utilizado para aquisição de equipamento médico que vai ajudar o Instituto a reforçar a qualidade de prestação de cuidados de saúde.

A iniciativa, que decorreu de setembro a dezembro de 2022, contou com a colaboração de particulares e empresas de todo o país na entrega de pilhas, baterias e equipamentos elétricos nos mais de nove mil pontos de recolha disponíveis da rede Electrão. Os grandes eletrodomésticos, recolhidos pelo Electrão porta-a-porta, na Área Metropolitana de Lisboa, foram também contabilizados para os resultados durante o período da campanha. 

Pedro Nazareth, CEO do Electrão, salienta que “ao dar as mãos ao IPO, no âmbito desta campanha, o Electrão reforça a sua missão que é também a de proteger a saúde pública. Paralelamente, continuamos a pugnar pela defesa do ambiente e a promover o correto encaminhamento de pilhas, baterias e equipamentos elétricos para reciclagem”.

COLABORAÇÃO DE EMPRESAS FOI UM FATOR DETERMINANTE PARA ESTA AÇÃO

A colaboração de 265 empresas foi também determinante para o sucesso desta iniciativa através da dinamização de várias ações, no âmbito de políticas de responsabilidade social e ambiental, que permitiram juntar 156 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados. As recolhas foram realizadas em 154 locais e resultaram, mais concretamente, em 12 toneladas de pilhas e baterias e em 144 toneladas de equipamentos elétricos usados.

“Esta iniciativa, além da óbvia importância em termos de saúde pública e da consciencialização da sociedade, tem um valor acrescentado para os doentes do IPO Lisboa. Ao converter as toneladas de resíduos recolhidas em dinheiro, que se traduzirá em equipamento médico, estamos a melhorar a vida de quem mais precisa: os doentes”, sublinha Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa.

A equipa da Essência – Comunicação Completa também se associou a esta campanha de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos. O objetivo foi o de alertar para os impactos negativos destes resíduos quando mal descartados e, ao mesmo tempo, reverter o valor gerado pelas recolhas para equipamentos médicos necessários.

Uma excelente ação não só em prol da saúde pública como ambiental, já que estes materiais, se não forem corretamente encaminhados para reciclagem, constituem um problema grave para o ambiente e para a saúde pública, uma vez que, à medida que se degradam, vão poluindo o ar, o solo e a água pela libertação de componentes nocivos à saúde. É, por isso, fundamental que estes aparelhos sejam encaminhados para reciclagem em unidades especializadas para o efeito.