Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Bplanet evita meia tonelada de desperdício alimentar

bplanet-desperdicio-alimentar-essencia-ambiente

O BPlanet – centro comercial e retail park gerido pela Multi Portugal – lançou um novo serviço que apela ao contributo dos visitantes para o combate ao desperdício alimentar. Intitulado “Sobrou, Levou”, o serviço consiste na disponibilização gratuita de caixas de take-away aos clientes para que possam levar para casa as sobras da sua refeição.

Desde julho e até ao momento foram distribuídas mais de 3 mil caixas, o que equivale, aproximadamente, a meia tonelada de alimentos não desperdiçados. Esta iniciativa constitui um novo passo do BPlanet no seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da comunidade envolvente.

A adesão dos visitantes a esta iniciativa deixa a gestão do centro comercial e retail park bastante satisfeita. “Demos início a esta iniciativa em julho com o propósito de dar um contributo válido para uma causa tão relevante como é o combate ao desperdício alimentar. Os números atingidos até ao momento mostram que, com pequenos gestos, é possível fazer a diferença pela comunidade. Queremos fazer ainda mais e convidamos os nossos clientes a elevar a quantidade de alimentos não desperdiçados ao longo dos próximos meses”, afirma Vítor Simões, Diretor do BPlanet.

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO BPLANET

Ainda ao nível da política de sustentabilidade do BPlanet, merece nota o desempenho conseguido, entre 2019 e 2022, com a redução do consumo de energia em -6,2%, resultando numa economia de 76 MWh, e a redução da produção de resíduos em -28%, valor que equivale a uma redução de 116 toneladas.

A respeito do consumo de água, o BPlanet tem procurado promover um consumo racional deste recurso escasso. No período em análise, o centro comercial reduziu o consumo total de água em -6% graças a medidas como substituição de torneiras das instalações sanitárias públicas, monitorização de consumos com plataforma online com capacidade de deteção de fugas e sensibilização dos lojistas para a otimização do consumo de água.

A 5 minutos a pé da estação de comboio da Fertagus de Coina e com acesso privilegiado a partir da A33, o BPlanet está em funcionamento desde 2010 e nos últimos anos tem-se consolidado como uma referência de mercado no segmento de Retail Parques, contando com as principais marcas de referência no setor.  

Com um total de 73 lojas, localizadas em espaço coberto e ao ar livre, o BPlanet oferece a quem o visita, várias insígnias âncora, que vão desde bricolage, restauração, até diferentes propostas no segmento de moda, calçado, casa, tecnologia, saúde e bem-estar.