Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Transformar borra de café em cogumelos orgânicos? Sim, é possível!

borra-cafe-essencia-ambiente

Transformar borra de café em cogumelos orgânicos é o objetivo da Nam Urban Farm.  A primeira quinta urbana em Lisboa de economia circular. Um projeto que se baseia na recolha controlada e certificada da borra de café e na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos, que posteriormente são vendidos, completando um círculo perfeito e sustentável.

ECONOMIA CIRCULAR DE TODO O PROCESSO

Tudo começa, em parceria com a Delta, com grãos de café. Em vez da borra acabar num aterro a poluir o planeta, a Delta Cafés recolhe a borra desperdiçada e a Nam transforma-a em cogumelos orgânicos, locais e frescos. Assim, o desperdício da produção de café resulta num fertilizante orgânico e nutritivo para cultivo de frutas e legumes.

Esta estratégia sustentável aproveita 99% de desperdício de borras de café, uma vez que cada chávena de café apenas contém 1% da biomassa total do café. Rico em nutrientes, as borras de café que não são aproveitas são um excelente substrato para produzir cogumelos.

BORRAS DE CAFÉ PODEM SER USADAS COMO COMPOSTO E FERTILIZANTE

As borras de café são facilmente compactadas e podem atuar como barreira à humidade e à circulação do ar, mas misturadas com variedade de outros tipos de matéria orgânica, melhoram a retenção de água e a circulação do ar.

Uma série de estudos comprovam que as borras ajudam a manter as temperaturas ideais num monte de composto de maneira a acelerar a decomposição. Além disso, melhoram os níveis de ferro, fósforo potássio, magnésio e cobre do solo. 

Este é um excelente exemplo de uma iniciativa sustentável que reduz drasticamente a pegada ecológica. Diminuir o desperdício ao adotar hábitos sustentáveis será um caminho futuro para a Nam Urban Farm que poderá ter uma capacidade inicial de transformar três toneladas em borras de café, um uma tonelada de cogumelos por mês.