Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Beber água da torneira fomenta a sustentabilidade ambiental

Água engarrafada | sustentabilidade | essência do ambiente

Com o objetivo de comparar o impacto de consumir água da torneira ou água engarrafada foi desenvolvido o estudo “Health and environmental impacts of drinking water choices in Barcelona, Spain: A modelling study”. A investigação, que se focou na cidade espanhola de Barcelona, revelou que beber água da torneira é a melhor opção em cidades europeias, uma vez que esta tem água segura, o que reduz o impacto ambiental, superando, ainda, o baixo risco de cancro de bexiga.

O estudo, desenvolvido pelo Instituto de Barcelona para a Saúde Global, estima os impactos na saúde e no ambiente em quatro cenários de água potável para a população de Barcelona: as fontes de água potável observadas, uma mudança completa para água da torneira, água engarrafada e água da torneira filtrada. 

O mesmo prevê, ainda, a incidência local de cancro de bexiga atribuível à exposição ao trihalometano (THM), com base em dados de pesquisa sobre fontes de água potável, níveis de THM, funções de resposta à exposição publicadas e anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs) do Global Burden of Disease 2017.

BEBER ÁGUA ENGARRAFADA AUMENTA O IMPACTO AMBIENTAL

A investigação revelou que o cenário onde toda a população consome água da torneira produz um menor impacto ambiental sobre os ecossistemas e recursos, enquanto que se toda a população beber água engarrafada produz maiores impactos. Cerca de 1400 a 3500 vezes maior para espécies perdidas e uso de recursos, respetivamente.

Atender às necessidades de água potável usando água da torneira engarrafada ou filtrada levou ao menor número de DALYs de cancro de bexiga, respetivamente, 140 e 9 vezes menor do que usar água da torneira na população de Barcelona.

Desta forma, este estudo fornece a primeira tentativa para comparar os impactos ambientais à saúde das escolhas individuais de consumo de água. Assim, o ganho na sustentabilidade do consumo de água do abastecimento público em relação à água engarrafada pode exceder o risco reduzido de cancro na bexiga, devido à exposição ao THM do consumo de água engarrafada em Barcelona.