Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

“Bairros ConVida” do Caspae promove o contacto regular com a natureza

caspae-bairros-convida-essencia-ambiente

Foi no âmbito das XXIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental promovidas pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental que a equipa da Essência do Ambiente teve a oportunidade de ficar a conhecer o projeto “Bairros ConVida”, desenvolvido pelo CASPAE – Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola.

Este projeto tem como objetivo promover a valorização, a recuperação e a manutenção das áreas de natureza pela comunidade e o contacto regular da população com o meio ambiente. Um projeto que se enquadra no Programa público “Bairros Saudáveis”, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis.

INICIATIVAS DO PROJETO “BAIRROS CONVIDA” DO CASPAE

Neste projeto é dada primazia à criação de redes de vizinhança e de colaboração, que se envolvem num objetivo: qualificação do espaço público comum, com a valorização da natureza, enquanto espaço de brincar, de combate ao insucesso escolar, de desenvolvimento pessoal e de promoção da cidadania, saúde e bem-estar da comunidade.

Com este projeto pretende-se recuperar o valor do espaço natureza Planalto do Ingote: desenhar e implementar alterações topológicas num espaço natureza da comunidade, criando áreas e momentos de lazer e educação, com horta e forno comunitários, área de piquenique, áreas de brincar/explorar e desportiva.

Desde o seu desenho, conta com o envolvimento da comunidade, com a participação ativa de associações de jovens, de moradores, das crianças e da escola e projetos de intervenção na comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO “PROJETOS CONVIDA”

SAÚDE, SOCIEDADE, AMBIENTE E URBANISMO

Potenciar o desenvolvimento da saúde e do bem-estar, bem como da promoção de estilos de vida saudáveis e de coesão social, através de ações pedagógicas, de iniciativas desportivas, de lazer e de cidadania no espaço natureza, planeado e requalificado pelos elementos da comunidade, em articulação com a escola é o primeiro objetivo específico deste projeto.

Segundo o Caspae “estudos referem que brincar na natureza é a melhor forma de ajudar as crianças a tornarem-se fisicamente ativas, promovendo a prática de atividade física regular, a aptidão motora, e, portanto, uma vida saudável. Estudos comprovam, ainda, que a atividade regular na natureza pode reduzir/superar os sintomas Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Além disso, das crianças que realizam atividades ao ar livre, 78% são mais capazes de se concentrar e 75% tendem a ser mais criativas e mais capazes de resolver problemas.”

Promover o reforço das relações sociais e da inclusão social, de redes solidárias de vizinhança, bem como criar um sistema experimental de produção de alimentos biológicos é o segundo objetivo específico do “Bairros ConVida”.

“A criação de hortas comunitárias urbanas tem evidenciado impacto positivo para a inversão da tendência de aumento da degradação social/ambiental dos centros urbanos, assim como na economia familiar. O impacto do envolvimento da comunidade na criação/manutenção desses espaços tem-se verificado positivo no reforço das relações sociais e da inclusão social, já que se têm evidenciado como oportunidades facilitadoras do estreitamento das relações de vizinhança e sentido de comunidade.”, destaca o Caspae. “Trata-se, portanto, também, de um processo de alavancagem de novas formas de cooperativismo e, simultaneamente, de promoção do acesso a bens alimentares essenciais, envolvendo ainda a colocação de um forno comunitário.”, conclui.

Promover a consciência e a responsabilidade ambiental, bem como a educação para a sustentabilidade junto da comunidade, por meio de ações de planeamento, intervenção e fruição do espaço público natureza comunitário é o último objetivo específico do projeto.

De acordo com o Caspae, “a UNESCO apresenta a educação enquanto melhor fonte de esperança para a preservação ambiental, mediante o desenho e implementação de processos de educação para a sustentabilidade. A empatia pela natureza surge de um contacto regular das crianças com o mundo natural. O contacto direto e regular com a natureza permite que as crianças tenham experiências positivas, que condicionam o seu comportamento perante a natureza. Estas experiências sensibilizam as crianças sobre os problemas ambientais, tornando-as indivíduos preocupados com o mundo natural ao longo da vida. A influência das crianças na família pode ser um fator promotor de alteração de hábitos de forma alargada, instruindo sobre as questões ambientais.”

Desenvolvido pelo CASPAE, IPSS de Coimbra, o projeto “Bairros ConVida” tem como parceiro formal o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, abrangido pelo Programa TEIP, e como parceiro informal a Associação de Jovens CódigAtomiko. Conta, ainda, com o apoio da Junta de Freguesia de Eiras e do Projeto Trampolim E7G.