Os mais lidos

Auchan e Oikos dinamizam marketplace de produtores locais

auchan-oikos-desperdicio-alimentar

Como forma de reforçar o seu compromisso com os produtores locais, a Auchan Retail Portugal juntou-se à Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, Entidade Gestora do Marketplace SmartFarmer, na dinamização desta plataforma dirigida aos produtores locais e focada na comercialização de produtos agroalimentares.

O principal objetivo desta iniciativa é apoiar os pequenos e médios produtores e promover a sua aproximação aos consumidores, alavancando as suas vendas, através de uma plataforma online, criando relações de proximidade e transparência entre produtores e consumidores, sustentadas por uma forte rede de parceiros locais.

O MARKETPLACE SMARTFARMER

O SmartFarmer é, desta forma, uma plataforma online que promove o comércio justo e solidário de produtos da pequena e média agricultura nacional.

Este Marketplace que junta, num único local, pequenos e médios agricultores e consumidores esclarecidos, é uma ferramenta inovadora, desenvolvida pela Oikos, que contribui para o apoio à segurança alimentar, o combate ao desperdício alimentar e o reforço da economia rural.

Assente numa lógica de mercados locais de proximidade, o SmartFarmer promove e facilita as vendas diretas entre produtores e consumidores, contribui para valorizar os produtos locais, estimula a economia local, promove a criação de emprego e contribui, significativamente, para alavancar a valorização do território, potenciando a sua riqueza e diversidade.

A comercialização dos produtos através do Marketplace SmartFarmer pode ser efetuada por venda direta do produtor ao consumidor, ou por venda indireta, através de um intermediário.

Este é um sistema que privilegia a proximidade geográfica e relacional entre as partes envolvidas, permitindo agregar a oferta e a procura por critérios de proximidade física (do mais próximo para o mais distante) e aceder a informação sobre o modo de produção dos bens alimentares e certificações.

Além do apoio à comercialização de produtos da pequena e média agricultura, a equipa SmartFarmer coordena também o Programa de Apoio Alimentar promovido pela Oikos, cujo mote é “Apoiar quem produz e ajudar quem precisa”.

Este programa, focado na distribuição solidária de produtos hortofrutícolas da pequena agricultura nacional, começou em 2022, face à mobilização nacional para o acolhimento e a integração de refugiados da Ucrânia.

Consiste na aquisição e distribuição solidária de cabazes de hortofrutícolas, na Área Metropolitana de Lisboa e conta com o apoio de entidades do setor privado e público. Em 2023, o programa destina-se a famílias em situações de vulnerabilidade, pobreza e carência alimentar, tendo como principal polo logístico, Oeiras, município onde a Oikos tem a sua sede nacional.

Sem dúvida uma excelente sinergia já que esta parceira coloca à disposição dos clientes online da Auchan produtos locais e tradicionais portugueses produzidos pelos SmartFarmers: produtores com loja aberta nesta plataforma digital, contribuindo para um mundo onde a alimentação é colocada num patamar consciente.

Também poderá gostar de ler...