Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

ASPEA promove XXIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

aspea-educacao-ambiental-essencia-ambiente

“Educar para uma gestão integrada dos territórios rurais” é o tema das XXIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental. Este ano, as Jornadas terão lugar em Manteigas, no coração da Serra da Estrela, entre 14 e 16 de abril de 2023. A iniciativa que ocorre, anualmente, de forma descentralizada conta nesta edição com a coorganização da Câmara Municipal de Manteigas.

As Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental têm como objetivo promover práticas sustentáveis, compartilhar o conhecimento entre os participantes e promover a reflexão, a discussão e a tomada de decisão, no que se refere às ações pedagógicas sobre causas como as alterações climáticas, a proteção da biodiversidade e a proteção do território e da paisagem.

OBJETIVOS E TEMÁTICAS DAS JORNADAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ASPEA

Estas Jornadas contam com um programa preenchido por diversas conferências, painéis, apresentações curtas, oficinas pedagógicas, apresentação de livros e revistas, stands e saídas de campo com ações de intervenção no terreno, divididos por 4 eixos temáticos:

  • Eixo 1 – Educação Ambiental na prevenção de incêndios florestais e restauro dos ecossistemas;
  • Eixo 2 – Educação Ambiental e Participação Social na valorização dos territórios rurais;
  • Eixo 3 – Educação Ambiental e modelos de gestão integrada nas estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas;
  • Eixo 4 – Educação Ambiental nas práticas agroflorestais como promoção da floresta e combate ao despovoamento (êxodo rural).

Com a presença de vários convidados nacionais e internacionais para debater estes temas centrais, as XXIX Jornadas vão ocorrer num momento especial para o Concelho de Manteigas, e pretendem dar um contributo importante para que acontecimentos, como os que ocorreram no verão passado, como a destruição de milhares hectares de floresta e os efeitos drásticos na biodiversidade não voltem a acontecer.

De acordo com a organização “na presente edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, tendo em conta que ao nível europeu se elaboram estratégias para a floresta, biodiversidade, importa reforçar igualmente as estratégias de Educação Ambiental, discutindo novos instrumentos políticos e iniciativas que promovam o restauro e regeneração da natureza. Estas jornadas propõem uma reflexão sobre a gestão das florestas para que as comunidades ricas em biodiversidade sejam valorizadas pelas suas riquezas naturais e compensadas por manter os serviços de ecossistema provenientes das florestas e espaços rurais, e sobre a urgência em promover uma educação para o risco e para o ambiente. As jornadas serão um palco de aprendizagem e de sensibilização, no qual todos poderão conhecer, aprender e atuar”.

Uma iniciativa que vai promover espaço e tempo para abrir portas à reflexão sobre questões fundamentais ao desenvolvimento sustentável do planeta. As inscrições encontram-se abertas e todas as informações sobre o evento podem ser consultadas no site da ASPEA.