Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

ASPEA promove “Caminhadas Verdes – Green Walks: A saúde pela natureza aos nossos pés”

caminhadas-verdes-aspea-essencia-ambiente

A ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental lança as Caminhadas Verdes – Green Walks em articulação com o Clube Ciência Viva, na Escola Secundária Quinta do Marquês – Oeiras. No dia 30 de setembro, das 9h30 às 12h30, junto ao Forte da Cresmina – Guincho, dá-se início a uma caminhada com interpretação científica e didática promovendo a marcha e potenciando a atividade física como sendo favorável à saúde mental e ao bem-estar.

A marcha na Montanha, na Floresta, junto ao rio ou ao Mar, permite conhecer o nosso património natural, num contacto direto com a natureza, com as áreas protegidas, com a sua biodiversidade, geodiversidade e património edificado.

UMA AÇÃO QUE PROMOVE O CONTACTO DIRETO COM A NATUREZA

Joaquim Ramos Pinto, Presidente da ASPEA, reforça que este tipo de atividade, ntegra a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, a Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030, os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovendo a atividade física e reduzindo o comportamento sedentário podendo auxiliar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, particularmente Boa Saúde e Bem-estar (ODS3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS11), Ações contra as Mudanças Climáticas (ODS13), Educação de Qualidade (ODS4), entre outros.

O programa de caminhadas, com uma dimensão nacional e internacional, integra espaços verdes nas cidades, áreas protegidas, como reservas ou Parques Naturais e conta com a presença de um especialista convidado.

Da programação, coordenada pela Vice-presidente da ASPEA, Clarisse Ferreira, fazem parte o “Green walk nas Dunas da Cresmina”, no Parque Natural Sintra-Cascais, em setembro (nível fácil), o “Green Walk na Ilha das Flores – Lajes”, novembro (nível fácil), o “Green Walk na Reserva Natural da Barrinha de Esmoriz”,em dezembro (nível difícil), o “Green Walk no vale Glaciário da Garganta de Loriga”, no Parque Natural da Serra da Estrela, em maio (nível difícil) ou o “Green Walk entre a praia do Creiro e o Portinho da Arrábida”, em junho (nível fácil), entre outras, a decidir.

As ações podem ser constituídas como Ações de Curta Duração (ACD), para professores de diferentes níveis de ensino, de acordo com a legislação em vigor, caso exista um número de professores a frequentar que a queiram ver validada como tal.

Ações que colocam a comunidade em contacto direto com a natureza e que fazem realmente a diferença, incutindo a educação ambiental no dia a dia de todos.