Os mais lidos

ASPEA incentiva à literacia dos oceanos com o programa EducOceano

literacia-dos-oceanos-aspea-essencia-ambiente

Com o objetivo de contemplar um conjunto de atividades pedagógicas relacionadas com a literacia dos oceanos, a ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental lançou o programa EducOceano.  Uma iniciativa dirigida a alunos, de todos os níveis de escolaridade, composta por atividades dinâmicas de exploração de conteúdos, debates, ciência experimental, pesquisa, jogos pedagógicos, entre outros.

As sessões desenrolam-se em sala de aula, no exterior ou por via digital, conforme as oficinas e as circunstâncias atuais da pandemia da COVID-19. Segundo a coordenadora do programa EducOceano, Rute Candeias, as oficinas do programa EducOceano debruçam-se sobre “três temas principais, cada um deles dedicado a uma das principais ameaças que o oceano enfrenta e estando adequados aos currículos escolares dos alunos”.

POLUIÇÃO, ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E SOBREEXPLORAÇÃO NA BASE TEMÁTICA DO PROGRAMA

A poluição, sobretudo provocada pelos resíduos de plástico, as alterações climáticas, devido ao aquecimento e acidez dos oceanos, e a sobreexploração dos recursos marinhos são os pilares bases das temáticas do programa.

Joaquim Ramos Pinto, Presidente da ASPEA, refere que vivemos numa era repleta de desafios ambientais e este “é o ponto de viragem para a literacia azul e sustentabilidade do nosso planeta.” Salientando que “a educação ambiental é fundamental na alteração de comportamentos de hábitos de consumo e assume um papel muito importante na tomada de consciência para decisões ambientalmente responsáveis e socialmente justas.”

As oficinas são dadas por biólogos com uma vasta experiência em educação ambiental e formação específica na área. De acordo com a ASPEA, durante as sessões há uma grande interação entre os participantes e recorre-se a atividades práticas e dinâmicas, bastante estimulantes para os alunos.

As atividades decorrem ao longo de todo o ano letivo, mediante inscrição prévia da turma, e têm a duração entre 45 e 120 minutos, dependendo da temática e do nível etário dos alunos.

Uma excelente iniciativa que contribui para a sustentabilidade ambiental do planeta ao objetivar a educação ambiental no quotidiano dos alunos. Iniciativas como estas são necessárias, para todos caminharmos num sentido mais verde.

Também poderá gostar de ler...