Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

ASPEA integra rede da “Noite Europeia dos Investigadores”

aspea-noite-investigadores-essencia-ambiente

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA, em parceria com a Fundação Oceano Azul, vai promover a Noite Europeia dos Investigadores que se realizará no dia 29 de setembro, entre as 18h e as 24h, no Oceanário de Lisboa. A iniciativa, dirigida a todo o público em geral, tem como objetivo divulgar a investigação científica, demonstrando a importância da investigação na conservação da natureza. Pretende-se, assim, aproximar a sociedade da ciência, reconhecendo o trabalho dos investigadores europeus e promover a carreira de investigação junto das camadas jovens.

PROJETO EUROPEU BLUENIGHTS

Esta iniciativa está integrada no Projeto Europeu BlueNIGHTs e o programa conta com várias atividades, desde oficinas pedagógicas promovidas pela ASPEA, pelo Oceanário e pela Escola Secundária da Quinta do Marquês com temas diversificados como “Vamos Salvar os Cavalos-Marinhos na Ria Formosa”; “Algas marinhas – identificação, propriedades e aplicações”; “Saber Escolher, Que Peixe irei Comer?”; “Desplasticar para o Mar Preservar”; e “Biodiversidade Bentónica”.

A iniciativa conta um momento musical, pitchs e uma mesa-redonda, com investigadores da área das Ciências Marinhas, e uma entrega de prémios aos participantes do concurso de ilustração “O que o Oceano Significa para Mim”, promovido no Dia do Oceano.

Em 2022, o Projeto Europeu BlueNIGHTs contou com várias experiências, atividades práticas, exposições e workshops diretamente nos locais das diferentes Áreas Marítimas Regionais da UE (RSA), com webinars, jogos e questionários partilhados também na plataforma virtual.

Finlândia, França, Itália, Malta, Portugal e Roménia estiveram ligados através de uma plataforma para que os participantes pudessem “visitar” as diferentes ações desenvolvidas.

Em Portugal, as BlueNIGHTs tiveram lugar em três locais diferentes: Horta (Ilha do Faial, Açores), Lisboa e Torreira. Na Horta e em Lisboa, a ASPEA organizou atividades práticas, workshops, palestras, jogos, demonstrações, jogos e workshops. Na Torreira, o local foi o Museu do Estaleiro e o parque envolvente, onde os investigadores da Universidade de Aveiro ofereceram ao público ciência, atividades musicais, demonstrações, espetáculos de ciência, instalações e conversas informais.

Sem dúvida uma excelente iniciativa que vai demonstrar a importância que a investigação traz ao ambiente como ao dia a dia da população.