Joana Soto, dos Amigos da Montanha, foi nossa convidada na rúbrica Essência do Ambiente, no Porto Canal. Em destaque esteve o projeto Artis Naturae, um projeto de inovação social que promove uma escola viva da natureza, sem paredes, onde os espaços natural e urbano contribuem para o desenvolvimento holístico e para o sucesso escolar de crianças e jovens que se encontram, atualmente, numa situação de grande vulnerabilidade social.
O programa divide-se em três fases que se complementam – aulas Naturae, club Natura e formação aos técnicos de educação – e que serão ferramenta para estimular a curiosidade e o gosto pelas ciências e pelo meio ambiente, desenvolvendo competências, em grupo e individualmente, de forma a melhor perspetivar o futuro destas crianças como cidadãs.
Sendo um projeto piloto, o trabalho será, numa primeira fase, desenvolvido nas casas de acolhimento de Barcelos – Casa de Acolhimento Paula Azevedo, APAC (Associação de Pais e Amigos de Crianças) e Casa do Menino Deus. Mas o seu potencial de replicação faz com que seja objetivo alargá-lo a outros concelhos dando um contributo essencial nesta resposta social.
A nossa rúbrica…
Fiquem atentos!
[vc_btn title=”Restantes emissões” color=”success” link=”url:https%3A%2F%2Fessenciadoambiente.pt%2Fporto-canal%2F”]